helio.loureiro.eng.br
  • Home
  • Unix
  • Linux
  • Blog
  • Python
  • Programação
  • Tudo
  • Suécia
  1. You are here:  
  2. Home
  3. Unix
  4. Linux

Os artigos mais lidos de 2025

  • Configurando traefik com ssh
  • Configurando o grafana alloy pra monitorar VMs
  • Acessos de robôs nos logs web
  • Configurando o teclado Keychron C3 no Linux
  • Parâmetros de compilação pra Go!

Kubuntu no iBook

Details
Written by: Helio Loureiro
Category: Linux
Published: January 27, 2006
Hits: 9742

 Linux xuxu 2.6.12-10-powerpc #1 Mon Jan 16 17:38:57 UTC 2006 ppc GNU/Linux 

Finalmente criei coragem e instalei o Ubuntu em meu laptop, um iBook. Primeiramente fiz um teste com o live cd, que funcionou bem (basta apertar "c" durante o boot do MacOSX para selecionar boot pelo cd). Fiz o bom e velho backup (tar cvf - -C / . | ssh backupserver -l helio "dd of=/usr/local/BKP/xuxu-fullbackup-macosx.tar") e mandei ver. Apanhei um pouco com o particionamento até descobrir que a mídia do cd de instalação estava ruim. Passado por isso, tudo correu normalmente e sem sustos.
Infelizmente acabei errando a restauração do backup e apaguei tudo o que estava salvo, perdendo duas semanas de trabalho e mails, ou seja, nada preocupante. Depois de tudo instalado, atualizei o sistema para o Kubuntu, a versão do Ubuntu baseada no ambiente kde, uma vez que concordo com Linus Torvalds sobre o fato do ambiente Gnome ser extremamente espartano em relação à usabilidade.
Os resultados foram:

  • Processador: PowerPC 400 MHz (new world)
  • Memória: 384 MB
  • Modem: Não funciona
  • Som: Não funciona
  • Serial USB: OK
  • Mouse touchpad: OK
  • Mouse USB: OK
  • X windows (xorg): OK
  • APM: Não funciona
  • Ethernet: OK
  • Wi-Fi USB (DWL-122): Parcialmente funcionando
  • Drive DVD: OK
  • Botão de ejetar o DVD: OK

Read more: Kubuntu no iBook

DWL-G122 e Linux

Details
Written by: Helio Loureiro
Category: Linux
Published: January 25, 2006
Hits: 13375

Googleando na rede achei que o suporte ao DWL-G122 em Linux em:

http://anirudhs.chaosnet.org/blog/2005.10.23.html

DWL-G122 é uma interface Wi-Fi USB. Para utilizar em MacOSX, somente o DWL-122 com chipset Prism. O DWL-G122 funciona com um chipset da Ralink, que agora suporta Linux. Boa novidade já que a interface pode ser configurada via "iwconfig", muito menos arcaica e esdrúxula que o wlan-ng.

FreeRadius com WPA (EAP TLS)

Details
Written by: Helio Loureiro
Category: Linux
Published: December 11, 2005
Hits: 13345

Alguém já tentou instalar o FreeRadius com suporte à EAP no Debian??? Tarefa hérculea. Essa aplicação tem uso em redes Wi-Fi com WPA para autenticação de usuário. Em Debian, o pacote freeradius existe, mas infelizmente vem sem o suporte ao EAP devido a problemas de restrição de licença, como pode ser visto nesse bug report. Garimpando a rede, encontrei uma alma caridosa que enfrentou o mesmo problema e criou um patch para compilar e criar o pacote necessário:freeradius-eaptls. Consegui compilar e criar o pacote com a versão 1.0.2 sem problemas.

 

http://www.wapu.org/projects.php?id=freeradius-eaptls

É triste mas também é preciso admitir que Debian está se tornando inconveniente para uso como servidor. Como seu foco não é em Desktop (se for, algo está muuuuuuito errado), fico na dúvida em como classificar a distribuição. Dizer que é apenas uma distro conceitual não faz jus aos méritos de boa parte dos trabalhos realizados sobre a mesma. Dizer que não existem problemas também é hipocrisia. O que fazer? Estou utilizando Ubuntu como Desktop, mas confesso que gostaria de ver a própria Debian com esse mesmo nível de maturidade...

Page 22 of 22

  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22

Estatísticas

  • Users 2
  • Articles 514
  • Articles View Hits 3684114

Imagem aleatória