Oracel concretiza aquisição da Sun

Categoria: Blog Publicado: Sexta, 22 Janeiro 2010 Escrito por Helio Loureiro Imprimir

Enfim a comissão européia aprovou a compra da Sun pela Oracle, criando uma gigante em hardware, sistemas e banco de dados. O futuro torna-se incerto para o MySQL, assim como OpenSolaris e OpenOffice.

Apesar de todo rumor sobre o que acontecerá com os projetos de software que eram patrocinados pela Sun, acredito que essa aquisição veio num bom momento. A Sun não andavam muito bem com suas finanças, perdendo cada vez mais mercado para servidores Intel ou HP. Seu hardware só estava sendo adquirido, junto com o Solaris, quando utilizado com o Oracle (o que faz a aquisição ter muito sentido). Fora isso, a empresa era um titã cambaleante, ofegante. Ou alguém tem a ilusão de que um servidor T5240, com 64 CPUs, 96 GB de RAM, seria comprado pra ser um servidor web?

Achei engraçada a imagem postada por James Gosling, um dos pais do Java.

é uma crítica direta, mas ele esquece que o CEO da Oracle, Larry Ellison, investiu em Linux antes da própria Sun, criando um versão própria chamada "unbreakable", anti-microsoft (aqui já é opinião minha), e fã de Java (talvez não tanto quanto a IBM). E se a coisa apertar para o lado do MySQL, isso não é nada que uma Google não possa "hostear" como projeto free software.

Eu acho que foi um final feliz. Vamos ver o que o futuro reserva.

Acessos: 4708