Já faz algum tempo tenho pensado em falar um pouco mais sobre telecomunicações por aqui. Não que eu entenda muito de telefonia, mas boa parte dos sistemas em que trabalho, em geral redes de pré-pago, são na verdade máquinas Unix rodando ou Linux ou Solaris e com bancos de dados MySQL ou Oracle. Algo bem mais simples que muita gente imagina.
Quando comecei a trabalhar nessa área, também tinha uma idéia de que centrais e serviços telefônicos rodavam em sistemas complexos e dedicados, com algum tipo de linguagem alienígena e que não seriam inteligíveis pelos outros seres humanos. Em parte eu estava certo. Existem as centrais de comutação, ou centrais telefônicas, que realmente são algo nesse nível. Mas existem sim sistemas mais simples (pra nós, humanos) que rodam o bom e velho Linux. Claro que isso não significa que eles estão somente lá pra fazer backup usando o comando "tar". Existem também aplicativos sobre os mesmos que suportem aplicações de telefonia, dentro dos requisitos definidos para tal (como tempo de resposta menor de 10 ms por exemplo).
Então espero de agora em diante colocar aqui um pouco de conhecimento sobre essa parte do sistema de telefonia, esclarecendo tanto a parte Unix quanto a parte de telefonia em si.