E fui fazer o upgrade do linux-br.org pra joomla4 e... deu ruim.
Ainda estou tentando descobrir como corrigir antes de apelar pra reverter o backup.
E finalmente tomei coragem pra passar o dia fazendo o upgrade do site pro Joomla 4. As coisas ainda não estão 100% redondas, mas estou corrigindo aos poucos.
O importante é que sai do joomla3, que está em pra parar de receber updates já no ano que vem.
Agora é caçar ou um tema escuro pra site ou modificar esse aqui mesmo pra ficar marotamente escuro. Dark mode rules!
Update: missão cumprida! Site atualizado com a extensão DarkMagic: https://github.com/nikosdion/DarkMagic/releases/tag/2.1.0
Depois de mais de um ano recebendo avisos de que o PHP7.4 do Debian stable estava desatualizado e seu suporte iria terminar, eu finalmente segui uma receita de bolo pra atualizar pro PHP8.1.
https://computingforgeeks.com/how-to-install-php-on-debian-linux-2/
Eu achei que seria bem mais complicado.
Ele recomenda um repositório aleatório de um site https://packages.sury.org que achei um tanto... suspeito.
Mas dando uma olhada no site, é do próprio mantenedor dos pacotes PHP no Debian. E foi realmente um mamão com açúcar. Depois do apt update
ele já reconheceu que haviam pacotes para atualizar e um apt dist-upgrade -y -m
fez o resto. E saiu funcionando.
O restante foi selecionar o módulo no apache com a2enmod php8.1
e desabilitar o antigo com a2dismod php7.4
e finalmente reiniciar o próprio apache com systemctl restart apache2
e pronto.
Update 2022-12-09 (alguns minutos após postar esse artigo): cantei vitória cedo demais. O PHP8.1 derrubour primeiro o encurtador hl.eng.br. Tive de atualizar o yourls.org pra botar no ar novamente.
Em seguida...
Sim, o site inteiro caiu. Como o linux-br ficou em pé eu desconfiei que era algum plugin. Fui desabilitando um por um e nada. Até que troquei o tema. E era isso. Por isso a página está com essa cara pálida. Estou mexendo pra tentar colocar um tema mais escuro.
(e sim, sou daqueles que faz troubleshooting em produção)
Resolvi aproveitar o início de ano (já não tão início assim) pra renovar a cara do site. Resolvi experimentar o gantry, que já tinha usado anteriormente.
Ainda estou ajustando as coisas mas aparentemente ficou com um aspecto melhor. Tirando o logo que ficou em tamanho homeopático.
Ao menos a renderização em diferentes tipos de tela deve melhorar (o google viva me reclamando sobre isso).
Ah... e o nome do tema é... Helium. Pra combinar com o restante.
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.
Sun Tzu
Não que eu considere todos que visitam os links aqui como inimigos, muito pelo contrário, mas é sempre importante ter uma visão do tipo de público que acessa o conteúdo para eu ter certeza que não estou fazendo minha propaganda em local errado e, assim, até melhorar a audiência.
Quando rodava com o Joomla 1.5, eu tinha o JoomlaStats para fazer análise dos visitantes, páginas mais acessadas, etc. Com a migração pra versão 2.5, o JoomlaStats simplesmente deixou de funcionar - principalmente pelo abandono do projeto - e fiquei sem esse tipo de informação.
Aproveitei esse início de 2013 para buscar alternativas para isso, uma vez que passei praticamente o ano inteiro de 2012 sem saber nada sobre o tráfego no site. Tentei várias alternativas até chegar no j4age. Fiquei simplesmente maravilhado em ver que tudo o que o JoomlaStats fornecia agora existe no j4age.
Agora, novamente, posso verificar quais sistemas operacionais acessaram o site. Apesar da pouca coleta de dados, Windows ainda predomina. O interessante é ver o Ubuntu separado de Linux.
E também os navegadores mais utilizados. Já de início aparece o chrome bem à frente do restante.
E gráficos de tráfego. Existem também um detalhamento por visitante, onde novos robôs de busca e indexação podem ser marcados como tal e, assim, não ser contabilizados.
Além dessas funcionalidades que já existiam no JoomlaStats, existe agora uma amostra de visitas e indexadores em gráfico de pizza. Ainda não entendi muito bem qual a vantagem disso, mas achei bonitinho.
Uma vantagem do j4age em relação ao joomlastats é o fato de que o template de página não precisa ser alterado pra funcionar. Basta instalar um módulo de mesmo nome, j4age-module, e ativar.
Se você conhece o seu público e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem acessos ao seu site. Se você se conhece mas não conhece o seu público, para cada acesso ganho sofrerá também um rebaixamento de link no Google. Se você não conhece nem o seu público nem a si mesmo, perderá todas as indexações no Google.