
Se saiu, então temos de atualizar.
Claro que não mandei o full package. Fiz com o de upgrade.
Em tempo: descobri alguns arquivos que não foram bem sucedidos durante o upgrade. Fui olhar e o dono estava para... root. Foram corrigidos.
Como parte das atividades de fim de ano, atualizei o Joomla do site pro 6.0.1. Se algo estiver quebrado, já sabem o motivo.
Aproveitei o embalo e também fiz upgrade do sistema operacional pro Debian Trixie.
Tudo pronto pra iniciar 2026.
Um dia eu perguntei no grupo do Joomla no Telegram se tinha algum jeito de deixar os códigos publicados com cores, da mesma forma que vemos hoje em dia nos editores. A resposta foi "use o highlight.js".
E assim o fiz.
Não sei se configurei da melhor forma possível. Muito provavelmente não porque, cada vez que atualizo o tema, tenho de reconfigurar tudo. Mas a forma que uso é editar no tema principal o "index.php" e adicionar as seguintes linhas na parte de baixo:
[...]
<head>
<jdoc:include type="metas" />
<jdoc:include type="styles" />
<link rel="stylesheet" href="/media/templates/site/cassiopeia/css/dracula.css">
<jdoc:include type="scripts" />
</head>
[...]
</body>
<script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/highlight.js/11.9.0/highlight.min.js"></script>
<script>hljs.highlightAll();</script>
</html>
O dracula.css foi uma adição mais recente. Eu queria que o código ficasse com uma aparência de tema escuro, que é a mesma do site. Tentei usar apontando remotamente, mas como não funcionava eu acabei fazendo na força bruta: copiei e salvei dentro do diretório de css do tema.
Pra quem quiser fazer o mesmo em seu site:
Update: depois que escrevi o artigo, resolvi procurar se existe uma forma menos tosca de adicionar css e js. Não tem. Simples assim.
Essa merece o selo "pai chora no banho".
Só agora percebi que tinha um "artigos mais lidos de 2022" no topo do site. Atualizei pra mostrar os resultados de 2024.
Só levei algum tempo pra achar onde fazia isso. E não, não foram 2 anos pra achar. É que eu realmente não tinha percebido que isso estava no topo do site.
Foi o que pensei que ia acontecer. Infelizmente as coisas não saíram como esperado.

E claro que já resolvi o problema, que foi relacionado com php8.2-mysql, do contrário não estaria lendo esse artigo. Mas podia ter acontecido lá depois de julho...