Brincando com qemu, um emulador que permite rodar vários sistemas operacionais a partir de um sistema nativo, resolvi instalar o Windows2000 (padrão da empresa) sobre o FreeBSD 6.1 que tenho no laptop. Para ganhar performance, ainda compilei e instalei o módulo kqemuque aumenta a performance do sistema emulado. Fiz uma instalação sobre uma partição de 5 GB criada da seguinte forma:
musashi# dd if=/dev/zero of=/usr/local/tmp/windows.img bs=1024k count=5000
O parâmetro bs=1024k descreve blocos de 1 Kbytes enquanto que count=5000faz 5000 iterações sobre esse valor (5000 * 1 Kbytes = 5 GBytes).
Para utilizar a instalação a partir de um cd, basta seguir a seqüência de comandos abaixo:
helio@musashi: tmp$ kdesu "qemu -hda windows.img \
-win2k-hack \
-net nic \
-net tap \
-usb \
-localtime \
-cdrom /dev/acd0 \
-boot d \
-soundhw all" &
Com kdesu é possível rodar a aplicação como root, o que permite o uso da interface de rede. Já o parâmetro -win2k-hack, é descrito como um workaround para um problema que apareçe na instalação do Windows 200x e XP. Já os parâmetros -net nic -net tap habilitam o uso da interface de rede tap0 (FreeBSD, lembra?). O -usb seria para utilizar os dispositivos usb do sistema, mas não funcionou comigo. -localtime destina-se a utilizar o horário do sistema nativo no emulado, o que evita distorções de tempo. Finalmente, -soundhw allpossibilita o uso de som no sistema emulado.
Com tudo em mão, basta seguir com a instalação normal do Windão.
Se você, assim como eu, notar que o mouse simplesmente não funciona, indo sempre parar no canto esquerdo: não se desespere. Isso é somente um parâmetro de SDL que pode ser resolvido da seguinte forma:
helio@musashi: tmp$ env SDL_VIDEO_X11_DGAMOUSE=0 kdesu "qemu \
-hda windows.img \
-win2k-hack \
-net nic \
-net tap \
-usb \
-localtime \
-cdrom /dev/acd0 \
-boot d \
-soundhw all" &
SDL_VIDEO_X11_DGAMOUSE=0faz todo o serviço necessário.
Se tudo ocorreu sem demais problemas, você verá uma bela tela como essa abaixo:
Mas não se anime muito com o fato de rodar o Windows sobre outro sistema: os defeitos e lentidões continuarão o mesmo...
Não sou fã de Windows, já faz uns 10 anos, mas invariavelmente preciso verificar algum documento ou rodar um programa da empresa nele. Para isso instalei no qemu uma imagem do Windows 2000.
Como parte de minha displicência pelos sistema de Bill (Unix: live free or die), eu sempre acabo esqueçendo a senha do administrador. Na rede é possível usar a image do programa abaixo:
Baseado em Linux, faz todo o serviço para reinicializar (recovery) de senha. Muito útil.
Depois de fazer isso, lembre-se de se benzer contra o "Exu tranca sistemas" e voltar a usar o bom e velho (mas sempre moderno) Unix.