Escrito por Helio Loureiro
Acessos: 4273

Após meses de Ubuntu instalado em minha máquina em casa, minha filha reclamou que o som estava "quicando". Fui dar uma olhada e qual não foi minha surpresa: o som estava realmente quicando.

Como a nova geração de kernels 2.6 não dispõe mais da facilidade de patch para low latency, o que permite uma funcionalidade multimídia muito boa no sistema (evita esses "pulos" durante a execução de uma música), resolvi utilizar uma dica que havia lido na LinuxMagazine do Brasil.

Infelizmente eu havia doado a revista para futuras leituras. Busquei o mesmo artigo no bom e velho google e.... nada! Procurei na Linux Magazine, Brasil, e... nada! Em pleno desespero comecei a procurar por tudo no Google: "multimedia", "multimedia priority", "multimedia priority scheduling", "multimedia priority scheduling ubuntu",e assim fui. Felizmente, entre os vários chutes, acertei o artigo:

http://www.linux-magazine.com/issue/65/Realtime_Computing_With_Multimedia_Apps.pdf

O excelente artigo, de Oliver Frommel, descreve as alternativas para melhorar a prioridade de som nos kernels atuais. Uma das alternativas, que não exige re-compilação de kernel nem aplicação de patches é através do uso de RTLIMITS. Tão simples que basta somente alterar o arquivo /etc/security/limits.confe adicionar as seguintes linhas:

@audio hard rt_priority 80 @audio hard nice -10

Simples, rápido e eficaz. Ainda não entendi o motivo pelo qual isso já não vem configurado como padrão....

Categoria: