Os artigos mais lidos

Quarta, Janeiro 30, 2013 Helio Loureiro Blog 19350
XGH é uma das coisas mais genias que surgiu nos últimos tempos, descrevendo a estupidez que se aplica em métodos ágeis, mas que reflete bem o ambiente corporativo. Infelizmente o site foi abandonado...
Sábado, Maio 03, 2008 Helio Loureiro FreeBSD 16612
This article is kindly linked by: http://tuxmobil.org/hp_compaq.html http://tuxmobil.org/mobile_bsd.html Barely finished my last article about FreeBSD (PRERELEASE at that time) on Compaq laptops,...
Quarta, Junho 11, 2014 Helio Loureiro Blog 16159
Nem só de discussões de licença, flamewares, releases de kernel e ativistas sapatênis vive o mundo do software livre. Às vezes é envolto de mistério também. Um dos enigmas recentes foi o sumiço da...
Sexta, Maio 20, 2005 Helio Loureiro Python 15692
Esse é o script usado para autenticar automaticamente no Speedy da Telefonica (região de São Paulo). Evita que usuários residenciais, como eu, precisem estar em frente à máquina, permitindo que a...

Faz anos que escrevi sobre um uptime de 100 dias, em guerra dos 100 dias, e agora finalmente bati esse uptime.

No momento o uptime é um pouco maior:

17:42:23 up 212 days,  3:29, 31 users,  load average: 1.54, 1.25, 1.27

mas já vale pra ilustrar o quanto o Linux evoluiu em estabilidade.  Não só ele, mas toda a distro, que no meu caso é Ubuntu.

Anteriormente a maioria de problemas que exigiam o desligamento eram sempre relacionados com driver de vídeo Intel (na época do uptime de 100 dias).  Recentemente eu experimentei alguns congelamentos por falta de memória e até mesmo alguns crashes ao mudar de monitor (altero com bastante frequência entre só a tela do laptop, laptop e um monitor, e laptop e projetor).  Também tive problemas com entrada e saída de áudio com pulseaudio.

Por esse motivo eu sempre tentei compilar uma kernel mais recente e experimentar.  No caso estou 4.5.4.  Nem era dos mais estáveis e ainda está com bug de segurança pra acesso local, como o Dirty COW.  Uma vez que a invasão exige acesso local, estou relativamente seguro (se acessarem meu laptop, provavelmente será mais pelo valor do equipamento que pelos dados).

Mas uso diariamente meu laptop e de forma bastante extensiva.  Uso com docker, compilação de programas em C e C++, VMs com virtualbox e libvirt, edição de vídeo e de fotografia, etc.  É o famoso "pau pra toda obra".  E sem demais problemas.

Encontrei alguns?  Com certeza.  Tive alguns crashes do Xorg.  Mas como tenho habilitado o <ctr>+<alt>+<backspace> pra fechar o X inteiro e forçar um restart, não perdi nada além alguns segundos.

Fico feliz em usar Linux de uma maneira tão útil e que permite ser produtivo, tendo meu desktop pronto somente abrindo a tampa.

E por falar de desktop, fiz recentemente um vídeo pra mostrar o porquê de eu usar KDE, que adoro.

E agora tentar chegar em 365 dias.  Ou mais.