image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Canais no Telegram

Não Facebook, nem Google+, nem Twitter e muito menos o Diaspora.  A grande rede social do momento parece mesmo ser o Telegram*.

O Telegram é o novo IRC, ou IRC 2.0.  Um mundo sem fronteiras e controle exercido por moderadores.  Não sei se a sensação é apenas para mim, mas boa parte das conversas de grupos parece que migraram pro Telegram.  De forma fluida e em geral bem descontraída.  É possível criar stickers (adesivos), o que torna a coisa muito engraçada, fazer gifs animados (eu já tenho os meus), e até mesmo bots.  O Telegram trouxe aquela alegria hacker de fazer um monte de coisas que não servem pra nada mas que fazem uma rede crescer.  Lembra o começo do Twitter, quando não tinha a limitação de uso da API e tudo era possível.

Mas o Telegram não é um sistema com indexação.  Então é difícil saber qual grupo participar.  Existem iniciativas pra listar os grupos no github ou um grupo que lista outros grupos de TI, mas em geral a coisa funciona no boca-à-boca.

Existem grupos privados, que são acessíveis somente por convite, e grupos abertos (super grupos) que agora permite até 10.000 pessoas, vários moderadores e níveis diferentes de poder a cada moderador.  E, claro, ainda é possível usar o Telegram da mesma forma que se usa o Whatsapp para mensagens individuais e mesmo chamadas de voz.

Os grupos que participo e recomendo são:

  • Canais e grupos de TI: https://t.me/grupos_ti - Grupo que lista ou tentar listar os demais grupos relacionados com TI.
  • Linux Brasil: https://t.me/linux_brasil - Grupo de discussão de Linux, software livre e coisas completamente aleatórias.  Tem várias discussões políticas também mas é possível sobreviver.
  • Debian Brasil:https://t.me/debian_br - Grupo de discussão sobre Debian**.
  • PyCoding pt-br: https://t.me/PyCoding - Grupo de discussão sobre programação em Python.
  • PyBR #rlz: https://t.me/pythonbr - Grupo mais generalista sobre Python e atividades dentro da comunidade Python Brasil como eventos.
  • SecurityCast: https://t.me/seccast - Grupo de conversas sobre o podcast (ou seria webcast) securitycast com assuntos sobre segurança e criptografia.
  • DockerBR: https://t.me/dockerbr - Grupo sobre Docker.
  • Valhacke, a capital do Telegram: https://t.me/hackncast - Grupo de conversas completamente sem sentido com várias pessoas de vários podcasts como o hack n' cast (original do grupo), Castálio, opencast, etc.  Assunto vai rapidamente sobre ransomwares pra pokemons sem muita cerimônia.  Adoro.
  • UltraOSI: https://t.me/ultraOSI - Da descrição do grupo, "Não seja um iGNUrante,seja um revoluzuero. "Blob!" é a nossa musica oficial: https://ftp.openbsd.org/pub/OpenBSD/songs/song39.mp3 Teste o seu nível de fofosismo e osismo: /fofometro@Stallnoman_Bot".  Muito bom pra dar boas risadas e descontrair.
  • LaTeX BR: https://t.me/latexbr - Grupo pra quem mexe com \latex.
  • UbuntuBR: https://t.me/ulboficial - Grupo de usuários Ubuntu.
  • GNUGRAF: https://t.me/grupoGNUGRAF - Grupo de discussão sobre ferramentas de arte gráfica em software livre.  Vai desde editoração gráfica à fotografia.
  • Shell Script (#! /bin/bash): https://t.me/shellbr - Grupo de dúvidas e discussões sobre shell script.  E tem uns posts simplesmente lindos sobre REGEX.
  • LibreOfficeBR: https://t.me/libreofficebr - Grupo de usuários de LibreOffice.  São discutidas questões sobre fórmulas em planilhas, apresentações, etc.  Bem interessante pra quem usa bastante a suíte de escritório e precisa fugir do "trivial com molho".
  • OsProgramadores: https://t.me/osprogramadores - Grupo para interessados em aprender ou afiar seus conhecimentos em programação.  Muito bom para quem gosta de software craftmanship.
  • Papo de sysadmin: https://t.me/papodesysadmin - Grupo de discussão e dicas pra quem trabalha ou trabalhou como sysadmin ou devops.
  • FreeBSD: https://telegram.me/joinchat/CYyDAUFhgLG8UJfPJrjTUg - Esse é o único grupo que ainda não é um super grupo (por isso não tem url própria), mas é um grupo legal pra falar não só de FreeBSD mas de todas as variantes da família BSD.

 Eu participo de muitos outros grupos, mas esses são os principais.  Sinta-se à vontade para entrar e participar.  Seja pelo app no smartphone ou tablet, ou seja pela web.

[*] Nota: claro que essa percepção pode ser parte da bolha social que cada um participa (ou viés cognitivo).

[**] Update: como o grupo de Debian tava muita xaropada, ainda com o Kretcheu como administrador, eu acabei fazendo um fork e criando outro grupo.  Vou sobreviver a essa grande perda.

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates