Após uma longa e dura peregrinação, de loja em loja, de site em site, consegui achar uma webcam compatível com FreeBSD, através do driver pwc.ko (disponível no ports, multimedia/pwcbsd). Comprei uma Webcam Trust WB-1200p por € 9,00.
Minha primeira decepção foi quando conectei a câmera na usb, já conservando a caixa, plástico, etc, para o caso de uma eventual devolução. A mensagem que recebi do sistema ficou muito aquém do que esperava:
ugen0: Pixart Imaging Inc. CIF Single Chip, rev 1.10/1.00, addr 2
Para minha surpresa (e total desagrado), não foi criado o dispositivo /dev/video0 ou algo parecido, mas somente o mais genérico dos USBs. Voltei ao site do driver:
http://info.iet.unipi.it/~luigi/FreeBSD/usb-cameras.html
para verificar se tinha comprado uma câmera de mesmo nome, mas versão de hardware diferente (ploduto cinez...). Vi que realmente estava certo, hardware correto...
port 2 addr 2: full speed, power 500 mA,
config 1, CIF Single Chip(0x2468), Pixart Imaging Inc.(0x093a), rev 1.00
Tentei fazer meu Ekiga usar a webcam e... nada. Testei o aplicativo qcamshot e... nada. Finalmente testei o programa spca5view e... funcionou!!!
helio@musashi:~$ spca5view -d /dev/ugen0 -a
USB SPCA5XX camera found.
Pixart PAC207BCA [spca5xx_probe:8263]
Camera type GBRG [spca5xx_getcapability:2241] maxw 352 maxh 288 minw 160 minh 120
calculating frame rate...
just a moment please...........2.24(fps)
Infelizmente a danada da webcam faz jus ao preço: imagens distorcidas, péssima captura, baixa quantidade de frames (apesar que isso se deve mais ao driver), enfim... uma webcam de € 9,00.
Outra decepção ficou por conta dos aplicativos, raros os que reconheçem o dispositivo e fazem uso dele. Será que isso será corrigido no release 7.0? Enquanto isso, vou me divertindo com imagens distorcidas de mim mesmo, talvez geradas pela webcam, talvez pelo driver, talvez pela minha pessoa. Quem sabe?