No último fim de semana aconteceu o FOSDEM, a conferência anual sobre software livre da europa. Não a única, mas uma das mais antigas e importantes. E um ponto de encontro pro brazucas, já convertidos ou não pra cidadãos do velho continente.
O ponto de partida é na sexta-feira onde a festa é no Delirium Café, já velho conhecido dos participantes. E tudo regado à cerveja belga que custa 1/3 do preço na Suécia.
Eu particularmente não tenho nenhuma palestra pra recomendar assistir. Todas estão disponíveis no site https://fosdem.org. As que eu vi, achei bem... não algo que valha compartilhar. Não por serem ruins, mas porque talvez eu mesmo não tivesse o nível técnico pra entender o que descreviam ali. E pode acreditar que teve muita coisa que não entendi patavinas do que falavam. Mas eu fiquei transitando ali pelos lados de containers, kernel e palestras no anfiteatro maior do evento, Jansen. Então perdi muita coisa, porque é uma maratona insana de palestras ao mesmo tempo e às vezes as salas não eram próximas pra uma troca rápida. De acordo com meu fitib, passei de 25k passos no sábado.
Mas dentro do evento o que vale mesmo são os encontros com as pessoas. Elas dão dicas de palestras que foram ótimas e você pode assistir depois online.
E o que não dizer da comida nos arredores do evento? Comi praticamente uma perna de brontossauro no almoço.
No primeiro dia as palestras não estavam tão cheia no começo, mas conforme o dia foi passando, as pessoas acordaram da ressaca e foram pro local do evento na Université Libre de Bruxeles. As salas lá são impressionantes de grandes.
E os encontros com velhos amigos também foi uma parte boa. E com ótima comida (que era algo espanhol de acordo com o cardápio).
E claro a menção honrosa à decoração dos mictórios nos banheiros do bar.
Eu aproveitei para dar uma olhadinha no saudoso perl. Muitos livros da versão 6 ainda. Melhor esperar pela versão 7.