Obama está observando você

Categoria: Python Publicado: Sexta, 27 Agosto 2021 Escrito por Helio Loureiro Imprimir

Fonte: https://cdn11.bigcommerce.com/s-balh3740/images/stencil/1280x1280/products/12160/4292/president_barack_obama__54149.1396341148.jpg?c=2?imbypass=on

Hoje pode parecer que vou escrever sobre política, mas não vou.  Talvez um pouco.

Durante os anos do governo Obama muita gente não percebeu até o Snowden jogar a coisa toda no ventilador, mas monitoração tinha virado algo comum.  Sem mandado e até fora do país.

Pra celebrar esse grandioso acontecimento eu criei na época um programinha em python que ficava tirando foto de mim a partir da webcam do laptop.   Qual a graça disso?

Eu já escrevi aqui sobre como usei esses screenshots pra fazer um vídeo bacana em usando python pra capturar a webcam.  A ideia do programa batizado "obamawatcher.py" era a mesma.

Mas passado o frenesi da época, eu acabei esquecendo dele.  Até que esses dias, funçando alguma outra coisa que não lembro, encontrei aqui encostado.  E resolvi dar um peteleco nele e renovar tudo.

Então agora tem um script com repositório e tudo no github:

https://github.com/helioloureiro/obamawatcher

Claro que ainda tem muita coisa pra acertar, mas o que fiz foi manter o programa original, que usa pygame pra acessar a webcam, tirar a foto e pyinotify2 pra avisar você disso por mensagem no desktop, e adicionar a funcionalidade de ter na barra de tarefas do KDE.  Sim, KDE.  Segura esse choro.  Utilizei PySide2 pra fazer em QT, então é KDE na veia.   Não sei se funciona com Gnome e afins.  Vou esperar um feedback.  Mas por enquanto está funcionando no KDE e fica a cara do Obama lá te olhando na barra de tarefas.  Quando vai bater a foto usa pynotify2 pra enviar uma mensagem pra você sorrir pra câmera. 

Com o resultado é possível depois juntar as imagens e montar um gif animado como esse:

Sequências de fotos minhas tiradas com o obamawatcher e montadas no gimp.

Quem olhar o código fonte vai notar que botei uma certa barreira de horário pra ele funcionar.

            hour = int(time.strftime("%H", time.localtime()))
            if hour < HOURSTART or hour > HOURSTOP:
                print(f"Not a good time: {hour}")
                continue

Isso é pra evitar pegar alguma foto sua com pouco ou nenhuma roupa, uma vez que os hábitos de home-office nos tornaram menos... sucetíveis a continuar vestidos.

Está ainda em desenvolvimento e devo ainda colocar algo como boilerplate pra ter ele ativado no autostart do KDE (e Gnome e ainda outros).

Divirta-se!

obamawatcher funcionando na barra de tarefas do KDE

Acessos: 130