Resolvi fazer um upgrade no Ubuntu instalado no meu HD Externo. Afinal o mesmo está com o release 8.10 instalado, mais que desatualizado. Pretendo chegar à versão 10.04, mas a forma de fazer isso já é outro assunto.
Tentei em vão colocar o HD externo, reconhecido como /dev/sdb no OpenSuse 11.2, como um HD, CDROM e FLOPPY para boot. Não consegui diretamente, já que o VirtualBox procurar por um dispositivo com extensão VMDK ou VDI.
Consegui adicionar como dispositivo USB, mas não teve nenhum efeito no boot, que simplesmente falhava (justamente por não ter partição bootável reconhecida).
Googleando pela Internet, encontrei um comando que associa o dispositivo que está em /dev com um arquivo VMDK:
Estava no Fórum do VirtualBox, com uma pergunta relacionada a minha. Era uma dica para MacOSX, mas funcionou perfeitamente para Linux. E deve funcionar também para outros *nix, como FreeBSD e Solaris.
O resultando para mim foi:
{CODE} helio@musashi:Virtualization$ VBoxManage internalcommands createrawvmdk -filename $PWD/Ubuntu-external-disk-sdb.vmdk -rawdisk /dev/sdb -register Sun VirtualBox Command Line Management Interface Version 3.1.6 (C) 2005-2010 Sun Microsystems, Inc. All rights reserved. RAW host disk access VMDK file /usr/local/tmp/Virtualization/Ubuntu-external-disk-sdb.vmdk created successfully. {/CODE}
Após isso, consegui ver a tela de boot (menu do Grub), mas o mesmo parava durante o carregamento do splashscreen.
Resolvi esse problema removendo o suporte à aceleração 3D, depois de uma olhada nos logs. Agora estou rumo ao Ubuntu 10.04!