Começando 2009 com SMS

Categoria: Python Publicado: Sexta, 02 Janeiro 2009 Escrito por Helio Loureiro Imprimir
Ano novo, vida nova. Mudanças no trabalho (de área) e um pouco de férias. Até dia 18, estarei aproveitando meus dias em ócio, um pouco produtivo, espero eu, uma vez que vendi minha prancha de surf e estou esperando uma outra (maior)ficar pronta.

Durante o natal e ano novo, recebi vários SMSs desejando felicidades, etc. Com meu ócio criativo à 1000, resolvi voltar um pouco aos velhos códigos de Python, com Tkinter. Criei uma interface para envio de SMSs em massa, tipo SPAM.

{mosimage}

Terrível tentação aos SPAMMERs e melancólico sofrimento para nossos celulares. Mas felizmente utilizei uma interface interna da Ericsson para isso, então somente funcionários poderão utilizar. Fora isso, não pretendo liberar o código externamente. Talvez dentro da empresa, onde já ganhei um relógio com frequencímetro cardíaco devido às minhas contribuições em 2008.

Falando do código, muito simples, utilizando Entry(), Text(), Label() e Button(). Na verdade a facilidade é graças ao Tk mesmo. As fontes das letras anteriormente eram bem *toscas*, assim como o widget, que era todo cinza. Consegui melhorar a aparência do mesmo com o código abaixo:

{CODE} root = Tk() root.option_add("*Font", "arial") root.option_add("*Label.Font", "helvetica 9 bold") root.option_add("*Background", "gray") root.option_add("*selectBackground", "light gray") root.option_add("*selectForeground", "black") root.config(background="gray") {/CODE}

Estou tentando melhorar o código adicionando um splash screen no início, e outra tela durante o envio, uma vez que ao apertar o botão para enviar, a tela "congela" e só volta ao final. Infelizmente já notei que o Tk é limitado nesse ponto... vamos ver onde chego.

Também depois de *lançamento*, descobri que somente 154 caractéres são enviados. Preciso ver se coloco algum contador pra evitar cortes. Se você recebeu uma mensagem truncada, já sabe: fui eu :-)

E feliz 2009!

Acessos: 4851