Os artigos mais lidos

Quarta, Janeiro 30, 2013 Helio Loureiro Blog 19963
XGH é uma das coisas mais genias que surgiu nos últimos tempos, descrevendo a estupidez que se aplica em métodos ágeis, mas que reflete bem o ambiente corporativo. Infelizmente o site foi abandonado...
Sábado, Maio 03, 2008 Helio Loureiro FreeBSD 17367
This article is kindly linked by: http://tuxmobil.org/hp_compaq.html http://tuxmobil.org/mobile_bsd.html Barely finished my last article about FreeBSD (PRERELEASE at that time) on Compaq laptops,...
Quarta, Junho 11, 2014 Helio Loureiro Blog 16678
Nem só de discussões de licença, flamewares, releases de kernel e ativistas sapatênis vive o mundo do software livre. Às vezes é envolto de mistério também. Um dos enigmas recentes foi o sumiço da...
Sexta, Maio 20, 2005 Helio Loureiro Python 15880
Esse é o script usado para autenticar automaticamente no Speedy da Telefonica (região de São Paulo). Evita que usuários residenciais, como eu, precisem estar em frente à máquina, permitindo que a...

Eu tenha plena certeza que um dos círculos do inferno de Dante é feito em GTK e roda Gnome.  Certeza pura.  Estou pra conhecer um widget mais porcaria que GTK.  Não tem jeito de eu gostar dele, nem Gnome.

Eu já tinha escrito aqui sobre o problema com fontes em Fontes de aplicativos em GTK no KDE e também o problema com a mesma barra de rolagem em Corrigindo as teclas de rolagem em GTK.  Mas descobri recentemente que o infeliz do leitor de mails evolution, feito em GTK, tem a maravilhosa barra de rolagem que desaparece.

Image do leitor de mails evolution sem a barra de rolagem.
Cadê a barra de rolagem lateral?

Antes de qualquer manifestação a respeito, sim estou mostrando as partes de mail da Linux Journal, que infelizmente fechou as portas definitivamente.  E por isso as datas de 2018.  Mas é só olhar a image que nota-se a falta das barras de rolagem, tanto pro texto quanto pras mensagens.

Garimpando na Internet achei dois artigos sobre o mesmo problema e como o corrigir:

https://forum.endeavouros.com/t/disable-scrollbar-fading/1488/4

https://techne.alaya.net/?p=19006

Basicamente uma solução sugere que em /etc/environment seja adicionado a variável "GTK_OVERLAY_SCROLLING=0".  É possível já testar pelo terminal essa opção, o que não adiantou nada pra mim.  Mesmo forçando o uso da variável com o comando:

helio@xps13ubuntu:~$ gdbus call \
--session --dest org.freedesktop.DBus \
--object-path /org/freedesktop/DBus \
--method org.freedesktop.DBus.UpdateActivationEnvironment '{"GTK_OVERLAY_SCROLLING": "0"}'

A outra solução sugerida é adicionar em ~/.config/gtk-3.0/settings.ini:  

[Settings]
gtk-primary-button-warps-slider=false

Há outros relatos dizendo pra usar "gtk-primary-button-warps-slider=0" mas também não deu muito certo para mim.

E essa é a parte horrorosa do GTK e Gnome.  Não existe uma configuração simples de fazer.  Tudo são comandos e configurações enfiadas em cantos escuros do sistema.

Como alguém consegue criar algo assim e achar bom?  Eu realmente não entendo.  E continuo procurando uma solução pro evolution, que é o cliente de mail padrão da empresa e não posso trocar por outro (mesmo porque se fosse em thunderbird, também é em GTK).

Por enquanto eu consegui amenizar o uso da barra de rolagem que aparece com o mouse passando sobre ele com uam configuração de estilo no GTK.

helio@xps13ubuntu:~$ cat ~/.config/gtk-3.0/gtk.css  
scrollbar, scrollbar button, scrollbar slider {
   -GtkScrollbar-has-backward-stepper: true;
   -GtkScrollbar-has-forward-stepper: true;
   min-width: 15px;
   min-height: 15px;
   border-radius: 0;
}

Não está bonito, mas funciona melhor que a versão anterior.

E após um reboot indesejado, aparentemente o GTK_OVERLAY_SCROLLING deu certo e as barras apareceram definitivamente.

Ficou meio tosco com meu css mas pelo menos não desaparecem.