helio.loureiro.eng.br
  • Home
  • Unix
  • Linux
  • Blog
  • Python
  • Programação
  • Tudo
  • Suécia
  1. You are here:  
  2. Home
  3. Blog
  4. Oi tentação...

Os artigos mais lidos de 2025

  • Configurando traefik com ssh
  • Configurando o grafana alloy pra monitorar VMs
  • Acessos de robôs nos logs web
  • Configurando o teclado Keychron C3 no Linux
  • Parâmetros de compilação pra Go!

Usando a web a seu favor

Details
Written by: Helio Loureiro
Category: Blog
Published: February 15, 2013
Hits: 9158

Desde o fim do ano passado, tenho percebido que o Estadão resolveu colocar um filtro de conteúdo em alguns de seus artigos na web.

Como o conteúdo pertence ao jornal, eles têm todo o direito de fazer esse tipo de abordagem.  Mas o que eu acho chato é que eles publicam esses artigos no twitter, e depois enfiam na sua cara o bloqueio.  

Enfiam?  Será?

Se enfiam na cara, quer dizer que roda na minha máquina e não na deles, certo?  Então eu posso dizer para meu navegador (no caso o Google Chrome) "não" ler esse bloqueio, não posso?  Claro que sim!

Depois de uma procura no código da página, encontrei um javascript que chama uma função fadeOut() para criar esse efeito.  Bastou então achar o arquivo javascript com tal função.  Pra isso contei ajuda do browser por linha de comando Lynx e um pouco de shell script.


for link in $(lynx \
   -source -dump \
   "http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,pistorius-rejeita-acusacao-de-assassinato-da-namorada,997339,0.htm" | \
   grep js | \
   sed "s/.*src=\"//" | \
   grep estadao | \
   sed "s/\".*//" | \
   sed "s|^/|http://www.estadao.com.br/|" | \
   grep -v img.estadao)
   do 
   echo $link
   lynx -dump -source "$link" | \
      grep -i fadeout && \
      echo "ACHEI: $link" && \
      break
done

Então consegui achar que o vilão é o javascript de jquery:

http://www.estadao.com.br/estadao/novo/js/jquery-1.5.2.min.js

Bastou então usar o AdBlock Plus pra bloquear esse arquivo e tudo funcionou novamente.

 

Slideshare

Details
Written by: Helio Loureiro
Category: Blog
Published: February 15, 2013
Hits: 8711

Finalmente resolvi publicar alguma coisa no slideshare.  Não que eu tenha tanta coisa assim pra compartilhar, mas estava ficando envergonhado de receber vários pedidos para "seguir" pessoas por lá, uma vez que nunca publiquei absolutamente nada.

Então fiz o upload de algumas apresentações antigas, realizadas entre 2002 e 2005 (acho), que fiz para eventos do Debian-SP, GTER (Grupo de Trabalhos de Engenharia de Redes, ligado ao Nic.BR) e Maratona HOWTO, esse último um evento de HOWTOS que foi ideaizado pela 4Linux, se não estou enganado.

São assunto variados, indo de roteamento avançado e controle de banda à PABX IP com Asterisk.  Provavelmente devem estar obsoletos, uma vez que faz mais de 10 anos que foram escritos, mas... ao menos publiquei algo por lá ;-)

 

http://www.slideshare.net/helioloureiro

  1. Leap of faith - Live TIM, a Internet por fibra óptica
  2. eXtreme Go Horse - XGH
  3. Apresentações com Prezi
  4. Investir em certificação?

Page 57 of 76

  • 52
  • 53
  • 54
  • 55
  • 56
  • 57
  • 58
  • 59
  • 60
  • 61

Estatísticas

  • Users 2
  • Articles 514
  • Articles View Hits 3681310

Imagem aleatória