Retrospectiva 2021

Categoria: Blog Publicado: Domingo, 02 Janeiro 2022 Escrito por Helio Loureiro Imprimir

Esse ano eu consegui montar uma retrospectiva logo no ínicio do ano.

Infelizmente foi um final de ano difícil pra mim com a morte do nosso gato de estimação bem no final do ano.  Mas... a vida segue.

Eu tinha colocado uma meta de escrever semanalmente aqui no site.  Não cheguei a alcançar a meta semanal mas definitivamente escrevi muito mais que nos anos anteriores.  É sempre bom adicionar conteúdo.

Montando o vídeo de retrospectiva eu percebi o quão pouco tirei fotos ou fiz vídeos durante 2021.   Não sei bem explicar o motivo, mas eu mesmo não lá muito de fazer selfies.   E mesmo minha conta no Instagram é mais pra postar fotos em uso a câmera e dou um tratamento melhor que as imagens feitas pelo telefone.

Eu não coloquei uma meta pra participar de eventos com palestras, mas acabei até que fazendo bastante.  Foram 4 palestras em 3 eventos:

E ainda fui parte da organização da PyCon Suécia.  Não fiz nenhuma palestra lá, mas organizar o evento tomou bastante meu tempo e dedicação.   Apareceu uma foto minha nos créditos finais, o que já é suficiente.

Não bastasse isso ainda fui organizador da hackathon global de outono na empresa.  Em geral temos 2 por ano.  E como é algo interno, eu não fiz muita propaganda fora da empresa.  Mas foi mais uma coisa pra eu ter de trabalhar.

Eu acho que desse lado pessoal foi um ano muito bom.   Espero conseguir fazer as mesmas coisas agora em 2022.  Um pouco menos dessa vez porque quase tudo caiu junto entre meados de outubro e meados de novembro.  Inclusive escrevi até um artigo pra REL (Revista Espírito Livre) que não foi publicado.  Eu provavelmente vou publicar aqui em algum momento.

Agora vamos às estatísticas do site.  Pra começar uma bela surpresa que só vejo quando faço essa restrospectiva:

 

Eu fiz alguma besteira no site e o Google analytic parou de funcionar no início de outubro.   E não tenho ideia do que possa ter sido.  Mas quando acabar de escrever aqui eu já vou dar uma olhada.  Sendo estatísticas, vamos chutar que é uma amostra grande o suficiente pra estimar o restante em termos de porcentagens.

Em relação aos navegadores que mais acessaram:

Chrome já na frente de longe com Firefox em segundo.  Eu fiquei feliz de ver o Firefox ainda relevante por aqui.

E relação aos países que mais acessaram:

Posso assumir que os 1.34% de acesso a partir da Suécia seja eu mesmo.

 Em relação aos sistemas operacionais de computadores (porque tem uma categoria separada para mobile):

Novamente Windows em primeirão.   Acho que pela primeira vez abaixo dos 50%, com android e Linux chegando à uns 42%, que já deixa equilibrado em Linux em Windows.   Não me perguntem o porquê do Analytics mostrar separado.

E finalmente os sistemas operacionais mobile:

Quase mesma estatísticas mundial de 85% de equipamentos Android (telefones e tablets).   Não muita surpresa aqui.  E nada de Windows phone felizmente.  Pelo menos na área mobile o povo aprendeu.

E esse foi o resumo do meu 2021.   Vou tentar manter o ritmo de 1 artigo ou mais por semana esse ano também.  Afinal escrever tem de ser uma rotina ou do contrário as redes sociais roubam todo o meu tempo livre.

Feliz 2022!

Acessos: 484