Trabalhando de home-office - atualização de 2021 com teclado Keychron C1

Categoria: Blog Publicado: Domingo, 31 Outubro 2021 Escrito por Helio Loureiro Imprimir

Seguindo os artigos trabalhando de home-office e trabalhando de casa - atualização de 2021, aqui vai mais uma atualização.

Eu decidi investir num teclado novo.  Mecânico, claro.  Decidi não ter mais um full size, que tem o teclado numérico, mas num um pouco mais curto.  Depois de muito olhar e pesquisar, finalmente decidi pegar um Keychron C1 com brown switch.

Fiz um vídeo do unboxing onde tem até uma comparação de som com o teclado que usava anteriormente, que é do tipo blue switch.

Mas nem tudo foi uma maravilha em Linux.

Pra fazer o teclado funcionar corretamente eu precisei usar o modo Mac.  No modo Windows, de jeito nenhum eu consegui fazer funcionar as teclas de funções.  Mesmo no modo Mac eu precisei ajustar uns parâmetros pra tudo dar certo.

Precisei criar o arquivo /etc/moprobe.d/hid_apple.conf da seguinte maneira:

echo "options hid_apple fnmode=0" >> /etc/moprobe.d/hid_apple.conf

Com isso o kernel reconhece o teclado e aplica a configuração correta.  Então as teclas de função F1-F12 são o padrão e preciso apertar a tecla "fn" pra usar as funções.

Existem várias opções de troca de firmware pra mudar cores, etc, mas confesso que não é algo que eu realmente pense em fazer.   Pra mim basta ser um teclado mecânico confortável, o que realmente é, e ter um teclado luminoso (às vezes trabalho no escuro e isso ajuda).

Update em 2022-05-03

Como reinstalei meu laptop acabei percebendo que dica de cima faltaram algumas coisas.

Primeiro que pra ativar manualmente o teclado, basta rodar o seguinte comando como root:

echo 0 >> /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode

depois que ao criar o arquivo no modprobe, é preciso também re-gerar o arquivo de initram com o comando:

update-initramfs -u -k all
Acessos: 551