image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

A série Silicon Valley

Eu nunca escrevi sobre séries ou filmes por aqui, mas essa série da HBO vale como uma exceção.

É uma comédia que satiriza o ambiente de startups do vale do silício, nos EUA.  Pra quem está pensando em abrir um negócio no modelo de startup, com software livre principalmente, vale a pena assitir.  Vai ter algo especifico de software livre?  Vai ter GNU vs Linux?  Não, não é uma série sobre tecnologia nesse nível.   É sobre o ambiente de competição de startups.  É mais sobre a área de negócios, mas não faltam referências a servidores, cloud, etc.

Como qualquer comédia que se espera, tem um grupo disfuncional que trabalha na startup que é tema da série.  Geeks anti-sociais no bom estilo que precisam trabalhar em grupo mesmo não sabendo nem conversar entre si.  E por aí segue a série, com uma ótima visão de problemas de startup, como o uso de SCRUM por um time que não acredita em agile, mandar tudo pra nuvem sem nem ao menos saber o que é nuvem, prometer algo que não tem prazo pra entregar, e por aí.  E a pressão!  A pressão pra virar uma startup rentável enquanto é dito o mantra "dinheiro não é importante, o importante é ter valor" e não ter dinheiro pra pagar os funcionários.

Mesmo com o tom de comédia traz uma ótima reflexão sobre o insano mundo de startups e a forma bizarra que se tornou tocar o negócio, desde a captação de investidores anjos (não tão anjos assim) quanto a perda de controle da empresa para esses novos donos.

Eu assisti apenas as 2 primeiras temporadas, mas recomendo.  É uma aula de MBA em forma de comédia.

http://www.imdb.com/title/tt2575988/

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates