image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Um balanço sobre 2011

Um pouco atrasado em relação à mídia em geral, que ansiosamente lança esse tipo de reflexão logo na última semana do ano, ou no máximo nos primeiros dias do ano que recém chega, aqui estou eu falando do ano que se foi, 2011.  E no dia 11 de janeiro!  Não tenho mesmo aquele "timing" jornalístico.

Deixando de lado a discussão sobre certo ou errado em relação a tais publicações, estou escrevendo aqui como foi o ano de 2011 aqui nesse site.  Com a ajuda do JoomlaStats ficou bem fácil de ver a quantidade de acessos, páginas mais acessadas, sistemas operacionais, navegadores, etc.  Então vamos lá!

Com uma média de aproximadamente 1000 visitas por mês, não tenho do que reclamar em relação à quantidade.  Foram mais ou menos 33 visitantes por dia.  Uma boa média para quem não tem um grande acervo de material, nem marketing direcionado.  Achava que eu só atraia os spammers, mas vejo que tenho algo a mais que um endereço de e-mail valioso (pros spammers).



Em relação aos navegadores, e estatística mostrou como grande vencedor o Internet Explorer 6.0. 

Mas uma olhada rápida mostrou que os dados não são confiáveis, pois tanto o Firefox quanto o Chrome aparecem com subversões nos nomes, pulverizando os resultados.


Então fiz um dump da base de dados e busquei os valores manualmente, ignorando as versões e generalizando por tipo de navegador.  Com isso os números foram:

  • Firefox: 5729
  • Internet Explorer (todos): 5160
  • Google Chrome: 3949

Com isso é possível ver que o grande vencedor de uso é o Firefox, mas ainda seguido de perto pelo Internet Explorer.  E o Google Chrome um pouco atrás.  Como foi ao longo do ano, o Google Chrome ficou atrás de ambos os browsers, mas se eu tivesse feito uma pesquisa nos últimos 6 meses de 2011, com certeza essa tendência já teria mudado, com o Google Chrome à frente.

E esse dado, dos navegadores, já antecipa o resultado de sistemas operacionais, que ainda mostra o Windows predominando nas visitas.  Por mais que eu NUNCA fale de Windows, e considere heresia o uso do mesmo, as pessoas continuam acessando meu site com ele.

Além dos acessos de Windows mais tradicionais (os "Windows da moda"), é engraçado ver alguns sistemas mais que obsoletos aparecendo como Windows 98, Windows 95 e mesmo MacOS (o antigo).  Como isso se baseia no "browser agent" que é passado pelo navegador, e o mesmo pode ser modificado com plugins, apesar de engraçados, não sei dizer se esses resultados são confiáveis.

E continuando a análise de sistemas operacionais, é realmente incrível alguém navegar usando Solaris, ou mesmo BeOS.  Sem falar nesse WebTV.  O que alguém assistindo uma WebTV veio fazer por aqui?

As respostas para essa e outras perguntas talvez estejam nas palavras chaves mais buscadas de 2011.

A parte do Dexnet é bastante compreensível, pois muitas pessoas buscaram informações sobre o Netbook dessa marca e eu escrevi uma revisão sobre o mesmo.  Uma no momento da compra, mostrando os aspectos positivos, e outra agora, falando sobre o péssimo estado em que se encontra pela baixa qualidade do material que foi construído.  Mas buscas de "brinquedos novos" em segundo lugar?  E o que dizer de "PPPoE Speedy"?  Escrevi isso lá pra 2001 ou 2002 e continua sendo buscado.  E até buscas de "Pink e Cérebro" aparecem.  Realmente não devo estar sendo rankeado corretamente pelo Google.  Ao menos durante 2011.

Apesar dessas buscas por palavras bizarras, as páginas mais lidas continuam quase que as mesmas dos anos anteriores.  Aliás, 21092 visualizações do arquivo de configuração do Emacs?  Realmente as pessoas me supreendem.

Claro que algumas buscas estão caindo em "seções genéricas", como "Programação e desenvolvimento" ou "Pessoal", mas isso já me mostra que em 2012 preciso melhorar a apresentação dessas.

Em relação aos países, quem mais me visitou foram os brasileiros, seguidos de desconhecidos (ET Bilu?) e os EUA.  Alguns russos também vieram (hummm... medo) e nossos amigos lusitanos!!!  Com certeza esses estavam procurando receitas de bacalhau.  

E o grande referenciador do site foi mesmo o Google.  Seguido do meu encurtador de url, o eri.cx, e depois pelo próprio twitter.

Procurei pelo Bing para mostrar sua posição aqui, mas não achei nenhuma referência sobre ele.  Então boa parte dos visitantes acessam o site com windows, praticamente 1/3 deles usando Internet Explorer, e nenhum deles buscou pelo Bing.  

Enfim esses foram os resultados de 2011.  Espero que 2012 seja tão bom quanto, tanto em termos de visitas quanto em publicações minhas, e com maior frequência também.

E feliz 2012 para todos. 

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates