Escrito por Helio Loureiro
Acessos: 5154

Somente algumas pessoas sabem, mas eu criei um encurtador de url, o http://eri.cx.  A idéia é que seja usado para encurtar as URL da empresa.  E também serviu pra mostrar que algo tão simples quanto o encurtador não demanda tanto trabalho, nem pessoas.

Essa última afirmação pode soar estúpida, mas em grandes corporações não.  Como somos cercados por idiotas engravatados, algumas atitudes como essa, de criar algo que precisávamos, são necessárias.

Mas eu mesmo estava meio frustrado com o encurtador uma vez que seu uso exigia (na verdade  eu que achava que exigia) a compilação dos módulos do Choqok para uso no Twitter, entre outros.  O Choqok, para quem não conheçe, é um ótimo cliente KDE4 pra Twitter.

Aproveitando minhas sagradas férias, resolvi olhar um pouco mais a documentação do Yourls, projeto no qual o eri.cx é baseado, pra verificar se isso não era possível de uma forma mais simples.  Vi que existe uma API pra isso, a yourls-api.php, mas seu uso não era tão simples quanto eu achava.  Ou era e eu não percebi.  Mas enfim deu certo e aqui estou descrevendo como configurar.

No próprio Choqok, na aba de Configurações (ou Settings, se estiver em inglês como o meu), clique no último item, Configure Choqok.  Ele abrirá a tela de configuração, onde deve-se ir à aba de "encurtadores de url", ou "url shortening".  Nessa pasta, selecione o encurtador do tipo Yourls e em seguida clique na ferramenta ao lado, pra configurar.



Na parte de "Yourls API URL", entre como no formato mostrado acima: http://eri.cx/yourls-api?



Foi difícil acertar essa configuração, uma vez que a documentação não é muito clara tanto do lado do Yourls quanto do Choqok, mas deu certo.  Precisei dar uma olhada no tráfego web, com o wireshark, pra poder verificar o formato enviado e recebido, uma vez que tenho outra API, a http://eri.cx/api.php, que retorna a URL que será encurtada sem mais nada (exemplo, algo como enviando http://eri.cx/api.php?url=http://helio.loureiro.eng.br retorna http://eri.cx/1).





helio@shibboleet:~$ lynx -dump " http://eri.cx/api.php?url=http://helio.loureiro.eng.br"

   http://eri.cx/1
helio@shibboleet:~$ lynx -dump -source " http://eri.cx/yourls-api.php?action=shorturl&format=xml&url=http://helio.loureiro.eng.br"
<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<result>
<status>fail</status>
<code>error:url</code>
<url>
<keyword></keyword>
<url>http://helio.loureiro.eng.br</url>
<title>Welcome to the Frontpage</title>
<date>2010-11-09 20:45:13</date>
<ip>198.24.5.13</ip>
<clicks>9</clicks>
</url>
<message>http://helio.loureiro.eng.br already exists in database</message>
<title>Welcome to the Frontpage</title>
<shorturl>http://eri.cx/1</shorturl>
<statusCode>200</statusCode>
</result>

O próximo passo é criar um descritivo de uso para configuração de ferramentas externas.  Difícil que preciso fazer isso pra ferramentas em Windows...

Pra quem achar as configurações muito parecidas com o http://miud.in, não é mera coincidência não.  Eu realmente pedi ajuda e conselhos ao seu criador, Eduardo Maçan, e sempre olho o mesmo pra ver como o Maçan fez as configurações, inclusive das ferramentas.


Categoria: