Se existe algo que é um inferno em Linux é fonte. Como uso KDE como desktop padrão com HiDPI em 196 pontos, os aplicativos em GTK teimam em usar outras fontes e com tamanhos diferentes. É tipo uma maldição de Montezuma. Um dia seu ambiente gráfico está tudo certo, e de repente fica tudo com cara de que você tem problemas de visão.
E pior que os aplicativos escritos em GTK não respeitam o tamanho de fonte colocado no KDE. Uma das maneiras que encontrei foi usando comandos diretamente vi gsettings pra verificar o que os aplicativos em GTK têm configurados:
helio@xps13:~$ gsettings get org.gnome.desktop.interface text-scaling-factor helio@xps13:~$ gsettings get org.gnome.desktop.interface monospace-font-name helio@xps13:~$ gsettings get org.gnome.desktop.interface document-font-name helio@xps13:~$ gsettings get org.gnome.desktop.interface font-name helio@xps13:~$ gsettings get org.gnome.desktop.wm.preferences titlebar-font
e depois trocar pra padrões mais confortáveis.
helio@xps13:~$ gsettings set org.gnome.desktop.interface text-scaling-factor 0.5 helio@xps13:~$ gsettings set org.gnome.desktop.interface monospace-font-name 'Ubuntu Mono 10' helio@xps13:~$ gsettings set org.gnome.desktop.interface document-font-name 'Ubuntu 10' helio@xps13:~$ gsettings set org.gnome.desktop.interface font-name 'Ubuntu 10' helio@xps13:~$ gsettings set org.gnome.desktop.wm.preferences titlebar-font 'Ubuntu Bold 10'
E às vezes ainda preciso forçar um re-cache das fontes usadas com o comando:
helio@xps13:~$ sudo fc-cache -f -v
mas o resultado final é satisfatório (em geral basta fechar e abrir os programas pra encontrar a interface com as fontes corrigidas).