Finalmente parece que o novo site está de pé, 100%, e com poucos problemas.

A migração de Mamboserver pra Joomla não foi tão fácil quanto eu imaginava. A princípio parecia que existiam várias ferramentas prontas pra "clicar, importar, exportar", mas não foi bem assim.

Deve ser o costume Google de achar que basta clicar e tudo está pronto, mas com certeza foi longe disso.

Tentei fazer a migração sugerida, do Mamboserver para Joomla 1.0, para depois fazer outro upgrade para Joomla 1.5, mas não fui feliz em nenhuma tentativa.

Por fim resolvi baixar um dump em SQL do banco de dados e fazer o upload das partes realmente importantes manualmente, olhando as diferenças entre Joomla 1.5 e Mamboserver 4.6.2. Trabalho de presidiário, mas deu certo. Carreguei todos os artigos, as categorias, fiz uns acertos aqui e ali e... tudo apareceu online.

Aparecer online não significa isenção de problemas. Tive de abrir mão do lay-out e visual do site antigo. Não que seja ruim, pois com um novo motor Joomla no site, nada melhor que mudar o visual também. Mas a parte de organização, menus, posicionamento, tudo isso for pras cucuias.

Tive de refazer as categorias e seções, o que deu bastante trabalho pros 140 artigos existentes, e correr atrás de problemas de versão, que removeram os "mambots" que eu usava bastante: moscode e mosimage.

Do mosimage, consegui encontrar um plugin pra fazer funcionar tudo novamente. Deu certo de primeira, o que me deixou muito feliz (editar todos os artigos ia dar um baita trabalhão). Mas não tive tanta sorte com o moscode. Porém encontrei um outro plugin para adicionar suporte à codificação mesmo, usando coisas muito parecidas com o que fazia antes. Então bastou um:

 sed -i "s/moscode/CODE/g" loureiro.eng.br_dump.sql  

Apanhei também, e bastante, com o uso de cache do Joomla, que é muito mais intenso que no Mambo (que nem usava isso tanto assim). Deve dar uma performance muito melhor em websites com grande volume de acessos, mas para mim não deve mudar tanto assim.

Mas por fim está o site novo no ar. Talvez com alguns bugs ainda, mas devo ir corrigindo aos poucos. O lado bom da coisa é que o Joomla é realmente muito superior ao Mamboserver, inclusive com suporte à XMLRPC, que me permite escrever esse artigo num client no KDE4, Blogilo, sem precisar estar conectado. Muito conveniente e provavelmente uma mão na roda pra melhorar a taxa da atualização do site. Sem falar na integração com Twitter, que ainda não é totalmente a que eu queria, mas que uma hora vai chegar lá, com certeza.