Written by: Helio Loureiro
Category: Programação e desenvolvimento
Hits: 7456

 

Uma das grandes barreiras que encontramos ao iniciar o aprendizado de uma linguagem de programação é a falta de exercícios mais próximos da realidade.  Talvez nem todo mundo veja essa dificuldade, mas pra mim sempre foi assim.  Se não vejo uma forma de aplicar o que estou aprendendo, não consigo evoluir na linguangem.

Pegando como exemplo o livro da linguagem C escrito por Kerninghan e Ritchie: os exemplos são tão específicios que fica difícil abstrair as ideias e aprender como usar ponteiros de forma eficiente.

Para tentar superar essa barreira e ajudar a quem quiser aprender a programar sair da inércia e praticar surgiu o site "os programadores" ou http://osprogramadores.com.  É um site criado e mantido pelos programadores Bernardino Campos, Marcelo Pinheiro, Marco Paganini e Sergio Correia pra ajudar iniciantes com desafios que são enviados através de "pull requests" no GitHub, ou seja, além de programar ainda existe a oportunidade de aprender controle de versão com git.

Não existe exigência de regularidade: é possível enviar seu código quando estiver disponível pra escrever.  Também não existe uma linguagem só.  Os desafios podem ser resolvidos em qualquer linguagem, de C à nodejs.  E atualmente existe um sistema de scores pra ver quem está com maior pontuação de participação.

Eu só resolvi até agora os desafios 01 (que é criação e fork do repositório no github), 02 e 03 mas estou devendo de enviar meus pull requests.  Fiz em python, go e C mas ainda quero escrever também em perl.

E tem mais uma parte interessante: grupo no telegram!  Não bastando ter apenas o site, o grupo está lá pra ajudar com perguntas e respostas sobre os desafios e assuntos às vezes nem tão ligados à programação assim como por exemplo lubrificante pra ventoinha da cpu.  O link é esse: https://t.me/osprogramadores

Então se tem interesse em aprender a programar ou aprender uma nova linguagem, não deixe pra depois e participe.  É bem divertido e interessante.