CMS

CMS - Joomla e Mambo

j4age, a evolução do joomlastats

on . Posted in Joomla

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

Sun Tzu

Não que eu considere todos que visitam os links aqui como inimigos, muito pelo contrário, mas é sempre importante ter uma visão do tipo de público que acessa o conteúdo para eu ter certeza que não estou fazendo minha propaganda em local errado e, assim, até melhorar a audiência.

Quando rodava com o Joomla 1.5, eu tinha o JoomlaStats para fazer análise dos visitantes, páginas mais acessadas, etc.  Com a migração pra versão 2.5, o JoomlaStats simplesmente deixou de funcionar - principalmente pelo abandono do projeto - e fiquei sem esse tipo de informação.

Aproveitei esse início de 2013 para buscar alternativas para isso, uma vez que passei praticamente o ano inteiro de 2012 sem saber nada sobre o tráfego no site.  Tentei várias alternativas até chegar no j4age.  Fiquei simplesmente maravilhado em ver que tudo o que o JoomlaStats fornecia agora existe no j4age.

Estatísticas com j4ag

Agora, novamente, posso verificar quais sistemas operacionais acessaram o site.  Apesar da pouca coleta de dados, Windows ainda predomina.  O interessante é ver o Ubuntu separado de Linux.

E também os navegadores mais utilizados.  Já de início aparece o chrome bem à frente do restante.

E gráficos de tráfego.  Existem também um detalhamento por visitante, onde novos robôs de busca e indexação podem ser marcados como tal e, assim, não ser contabilizados.

Além dessas funcionalidades que já existiam no JoomlaStats, existe agora uma amostra de visitas e indexadores em gráfico de pizza.  Ainda não entendi muito bem qual a vantagem disso, mas achei bonitinho.

Uma vantagem do j4age em relação ao joomlastats é o fato de que o template de página não precisa ser alterado pra funcionar.  Basta instalar um módulo de mesmo nome, j4age-module, e ativar.

Se você conhece o seu público e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem acessos ao seu site. Se você se conhece mas não conhece o seu público, para cada acesso ganho sofrerá também um rebaixamento de link no Google. Se você não conhece nem o seu público nem a si mesmo, perderá todas as indexações no Google.

 

Adicionando Google AdSense no Joomla

on . Posted in Joomla

Desde a mudança pra Joomla 2.5 que meu site estava limpo Din-dinde propaganda do Google AdSense.  Apesar da interface mais limpa, isso afeta a parte de rentabilidade do site que, diga-se de passagem, não é lá essas coisas.  Mas se um dia eu puder viver de blog como o vídeo do "vida de blogueiro", não vou achar ruim.  Então é necessário ao menos tentar.

 

Então eu estava procurando por algum plugin ou módulo do Joomla para conseguir inserir essa propaganda quando encontrei o artigo:

Adicionar o AdSense ao seu Joomla! 2.5 do Site

Simplesmente fantástico!  Ensina com um passo-a-passo como criar um módulo no Joomla 2.5 para adicionar o AdSense.  É fácil, é rápido, e sem ficar dependendo de módulos ou plugins de terceiros.

 

Arrumando a casa

on . Posted in Joomla

Aos poucos estou arrumando o site.  Muitos dos plugins antigos pararam de funcionar, como as tags "{mosimage}" e "{denvideo}", sem muito jeito de arrumar em curto prazo.  São os efeitos colaterais do upgrade que infelizmente não dava pra adiar mais.

Perdi a parte de estatísticas uma vez que o Joomlastats só suporta a antiga versão 1.5.  Mais um que entra em "perdas e danos".  Ainda não achei um substituto a altura, mas vou continuar procurando...

Migrado para Joomla 2.5.4

on . Posted in Joomla

Depois de empurrar esse upgrade por um longo tempo (acho que mais de 6 meses), finalmente tomei coragem e aproveitei o feriado de corpus christi chuvoso que São Pedro, esse fanfarrão, preparou para todos nós e mandei ver.

Como não tenho acesso shell ao provedor de hospedagem, mas somente interface web via plesk, tive de fazer um dump do BD e cópia do conteúdo para o desktop que tenho. Feito o upgrade lá, copiar tudo novamente de volta pro site. Trabalho dobrado e cuidado pra não apagar o que não devia. Mas deu certo (até agora parece tudo ok).

Infelizmente nem tudo é alegria. Preciso ainda ver se todos os artigos mais antigos estão corretos e se a indexação do site continua funcionando como anteriormente, principalmente pras buscas do google. Fora que formatação foi perdida, estatísticas, plugins, etc. Dá uma limpada no ambiente, mas preciso refazer o caminho das pedras do site.

Então, mãos à obra!

Liberado Joomla 1.5.25

on . Posted in Joomla

 Recentemente foi liberado o Joomla 1.5.25 em http://www.joomla.org com várias correções sérias de exploração de falha por XSS.  

A série 1.5.x refere-se à versão estável.  Para as versões de desenvolvimento, atualização para 1.7.3 corrige essa falha.

Se você é usuário de Joomla, não perca tempo e atualize logo seu CMS.

Joomla 1.7.3 completo

Patch do Joomla 1.7.3 a partir do 1.7.2

Joomla 1.5.25 completo

Patch do Joomla 1.5.24 a partir do 1.5.25



Premium Free Joomla Templates by MightyJoomla | Design Inspiration NewWPThemes