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UFOAI, OpenGL e nvidia vs Intel

Gosto do jogo UFOAI, de UFO Alien Invasion.  É um jogo de estratégia que joguei pela primeira vez nos tempos do DOS e do "Windows 3.11 for Workgroups".  Nessa época era um outro jogo, pago, e que se chamava X-Com Unknown Enemy, ou algo assim.  Com o avanço dos sistemas, computadores, e jogos, obviamente ficou obsoleto e esquecido.  Então alguns fãns resolveram fazer uma versão opensource do jogo, e claro, com esteróides. 

O jogo exige OpenGL pra rodar, pois usa massivamente o "quake engine" pra renderizar os ambientes.  E é fantástico, e difícil, pois tem uma inteligência artificial aprimorada, que faz com que seus soldados saiam correndo de medo no meio de algumas batalhas.

Fazia tempo que não jogava, mesmo porque jogo mais em console que no PC, mas essa semana resolvi brincar um pouco.  Eis que descubro um problema de OpenGL no meu laptop:

helio@shibboleet:~$ ufo +set vid_ref sdl

---- filesystem initialization -----
Adding game dir: /usr/share/games/ufoai/base
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0base.pk3 (9 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0maps.pk3 (544 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0materials.pk3 (45 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0media.pk3 (10 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0models.pk3 (2015 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0music.pk3 (49 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0pics.pk3 (2114 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0shaders.pk3 (26 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0snd.pk3 (266 files)
Added packfile /usr/share/games/ufoai/base/0ufos.pk3 (97 files)
Adding game dir: ./base
Added packfile ./base/0base.pk3 (9 files)
Added packfile ./base/0maps.pk3 (544 files)
Added packfile ./base/0materials.pk3 (45 files)
Added packfile ./base/0media.pk3 (10 files)
Added packfile ./base/0models.pk3 (2015 files)
Added packfile ./base/0music.pk3 (49 files)
Added packfile ./base/0pics.pk3 (2114 files)
Added packfile ./base/0shaders.pk3 (26 files)
Added packfile ./base/0snd.pk3 (266 files)
Added packfile ./base/0ufos.pk3 (97 files)
Adding game dir: /home/helio/.ufoai/2.3.1/base
using /home/helio/.ufoai/2.3.1/base for writing
executing default.cfg
couldn't execute config.cfg

----- network initialization -------
libcurl/7.21.6 OpenSSL/1.0.0e zlib/1.2.3.4 libidn/1.22 librtmp/2.3 initialized.

------ server initialization -------
added 7 maps to the mapcycle

----- console initialization -------
Console initialized.

------- video initialization -------
SDL version: 1.2.14
I: desktop depth: 32bpp
I: video memory: 0
I: Available resolutions: 1366x1792 1366x768 1360x768 1024x768 800x600 640x480 (6)
I: video driver: x11
I: setting mode -1
I: set swap control to 0
X Error of failed request:  GLXUnsupportedPrivateRequest
  Major opcode of failed request:  155 (GLX)
  Minor opcode of failed request:  16 (X_GLXVendorPrivate)
  Serial number of failed request:  25
  Current serial number in output stream:  26

Tentei forçar o sistema a inicializar sem o uso de OpenGL, com o parâmetro "+set vid_ref sdl", mas nem isso resolveu.  Como não existe nada mais sagrado ao homem que seus jogos eletrônicos, resolvi consertar o problema.  Ou ao menos tentar.

Verificando o funcionamento do meu OpenGL, acabei descobrindo que apesar de estar com inúmeros efeitos de transparência no KDE, o mesmo estava desabilitado.

helio@shibboleet:~$ glxinfo | grep -i rend
Xlib:  extension "NV-GLX" missing on display ":0".
Xlib:  extension "NV-GLX" missing on display ":0".
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile x86/MMX/SSE2

Como uso Ubuntu, não existe uma configuração de xorg.conf para modificação.  Eu iria criar, já que não encontrava nenhuma solução pro UFOAI no Google, quando resolvi buscar pelos parâmetros GLXUnsupportedPrivateRequestNV-GLX com placas Intel.

Acabei esbarrando num fórum do Ubuntu exatamente sobre esse tipo de problema:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1844330

Um dos comentários era exatamente sobre o NV-GLX, de extensão OpenGL da Nvidia, aparecer numa configuração com placa de vídeo Intel, como a minha.

Então removi os pacotes referentes à nvidia, todos eles, que são instalados por padrão nos Ubuntus (ao menos nas versões de 2010, época em que instalei o meu).

root@shibboleet:~# dpkg --purge nvidia-settings nvidia-current \
   nvidia-common nvidia-96-modaliases nvidia-173-modaliases

Imediatamente, sem reiniciar nem o Xorg, pude ver que o OpenGL voltou a funcionar corretamente no sistema:

helio@shibboleet:~$ glxinfo | grep -i rend
direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile x86/MMX/SSE2
    GL_EXT_vertex_array_bgra, GL_NV_conditional_render, 

Feito isso, pude jogar uma partidinha de UOFAI para me divertir (e o aliens ganharam, de novo).

Antes que alguém pergunte, a tela está comprida assim porque eu estava com dois monitores, o do laptop e um extra, configurado como se estivesse acima, numa expansão vertical da tela.

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