Home

Escrito por Helio Loureiro
Acessos: 5558

Estive trabalhando nos últimos tempos em publicar as palestras do FISL no Youtube.  Por que fazer isso?  Bom... primeiramente pra atender um interesse próprio que é assistir os vídeos na minha SmartTV, que é Smart, roda Linux, mas não suporta o formato OGV disponibilizado no site do FISL (software livre é sobre coçar sua coceira, lembram?).  Publicando o conteúdo no Youtube continua OGV por trás, mas daí a TV aceita o format HMTL5 pra envio do stream do vídeo.

Mas isso não é tudo.  Publicando no Youtube um público que não sabe da existência do FISL vai ter acesso aos vídeos.  Tenho notado vários acessos de gente no exterior ao conteúdo em inglês.

E tudo é feito de forma automatizada.  Como cada FISL usou uma forma distinta de publicação, tenho usando um mesmo script modificado a cada edição do evento.  Eles estão armazenados na minha conta de Github.

https://github.com/helioloureiro/homemadescripts

No momento estão carregados os vídeos da última e penúltima edição do FISL, mas pretendo carregar o máximo possível dos eventos anteriores.  

O outro motivo, além da disponibilização dos vídeos em outra plataforma (mesmo não sendo software livre), é ter um acesso permanente aos vídeos.  No momento estão hospedados nas máquinas da ASL assim como um dia tivemos nossas listas de mails nos servidores da CIPSGA (Comitê de Incentivo à Produção de Software Gratuito e Alternativo).  Não sei se a ASL está no mesmo nível da CIPSGA, que usava máquinas na SERPRO se não estou enganado, e por uma falha de disco perderam todos os dados, mas por precaução melhor fazer a maior quantidade de cópias possíveis dos vídeos.

Essa é a idéia no momento.

Nota: eu vi que alguns vídeos estão sem alguns caractéres.  É alguma conversão de utf-8 que deu errado :(

Categoria: