Written by: Helio Loureiro
Category: Linux
Hits: 5769

Já teve problemas com a barra de rolagens (ou scrolls)?  Não?  Pois eu tive por muito tempo.

Como uso KDE, aplicativos baseados em GTK teimam em ignorar os padrões que seleciono e fazem as coisas da forma que querem.  Talvez por isso eu não use Gnome. 

Mas esse problema vem me atormentando desde que foi lançado o GTK3.  Faz o quê?  Uns 5 anos?  As teclas de rolagem estavam com um padrão de que apareciam somente quando o mouse passava por cima.  Irritante.  Não sei quem teve essa ideia, mas eu nunca gostei.  Só que não conseguia mudar.  E eu não dei muita importância ao fato já que no fim conseguia fazer o que precisava e isso era algo pequeno.

E hoje finalmente eu cheguei no ponto de me incomodar e procurar um solução, pois no inkscape é onde esse treco incomoda mais.  Os botões de rolagem ficam se sobrepondo entre o da imagem e da paleta de cores.  Às vezes queria mover, fazia no outro.

E até que não foi algo tão complicado quanto eu esperava.  Como já imaginava, era algo configurável via interface gráfica no caso de estar usando Gnome ou Unity.  Mas pra quem não os têm, via linha de comando basta usar o seguinte: 

gsettings set com.canonical.desktop.interface scrollbar-mode normal

Não gostou e quer voltar ao padrão antigo (por mais que eu não entenda esse tipo de decisão)?

gsettings set com.canonical.desktop.interface scrollbar-mode overlay-auto

É bem simples.  Sofri à toa por besteira.