Written by: Helio Loureiro
Category: Linux
Hits: 12196

O Debian Jessie, última versão estável do sistema operacional universal Debian, foi lançado a quase 1 ano.  Somente agora criei coragem de fazer o upgrade.  Estava rodando Wheezy, a versão anterior que entrou em LTS (Long Term Support ou suporte estendido), que atendia bem o site mas, sempre existe um mas, descobri alguns problemas de limitação do kernel com o greyd.

Alguns sites não estavam sendo marcados corretamente com ipset.  Como o greyd foi criado pra versões mais recentes de kernel (Wheezy rodava com um linux-3.2), a opção era desativar o greyd ou atualizar o sistema.  Então vamos atualizar!

Sem ajuda dos trus La_Sombra e Rootsh nada disso seria possível.  Foi um trabalho de garimpo no passado pra achar como conectar na VM e quem ainda tinha a chave de conexão.  Culpa disso pela estabilidade do sistema.  Obrigado Debian!

Eu já tinha feito o upgrade do Ubuntu LTS, de 14.04 pro 16.04, e esperava alguns problemas que seriam corrigidos com reboot e uns "apt-get -f install", então o acesso ao console era essencial.  Parte dessa espectativa era também o motivo pra ter postergado esse upgrade.  systemd é algo que ainda me dói no alma.

Pra fazer o upgrade?  Do bom e velho jeito do Debian: primeiramente deixando atualizado na versão corrente, Wheezy

# cd /etc/apt
# apt-get update && apt-get upgrade

Em seguida mover a versão pra Jessie e continuar com upgrade.

# cp sources.list sources.list.wheezy
# cat sources.list.wheezy | sed "s/wheezy/jessie/" > sources.list
# apt-get update
# apt-get dist-upgrade

Pronto.  É isso.  Fácil assim.  

Foram uns 500 MB de download, uma vez que é um servidor e roda só o necessário, um reboot e... saiu funcionando de primeira!  Eu achando que o systemd ia encrencar com alguma coisa e... nada!  Claro que nem tudo foi tão bem assim.  Precisei arrumar algumas configurações do servidor web, assim como do mail, mas muita coisa saiu funcionando sem mexer.  Ainda estou com problemas com o dovecot, mas nada que force uma volta ao Wheezy pra corrigir.

Parabéns à equipe do Debian por um sistema tão afinado e redondo assim.  Continua sendo minha distro preferida.