image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10
Data de criação:
Data de publicado:
Acessos: 2483

E chegou 2016.  Nada como fazer uma análise sobre o tráfego no site durante o ano de 2015.  Em geral eu fazia isso de forma fácil com o j4age, mas... resolvi atualizar o site no final de 2015 e terminei destruindo a instalação do joomla 2.5 que tinha, o que me forçou a instalação do joomla 3 e migração dos artigos.  Com isso estou na última versão do joomla 3, mas perdi algumas das ferramentas (módulos e plugins) que usava.  E entre eles o j4age.  Mas como eu faço a monitoração via google também, alguma coisa restou pra ser olhada.

Em geral tive 81 mil visualizações, sendo 2 do mesmo acesso, com 34 sessões.  São quase 9 visualizações/hora.  Pra um site que não tem divulgação nenhuma, acho que está de ótimo tamanho.  Em relação ao ano anterior, 2014, as visualizações eram da ordem de 100/dia e agora subiram para 224/dia.  Já me sinto o rei do camarote das buscas orgânicas.

As estatísticas mostram baixo engajamento, ou volta de usuário.  Eu acho que isso se deve por conta de filtros de cookies.  Continuem assim pois meu objetivo não é fazer tracking de quem lê meus posts.  Snowden approves you.

Origem

A grande maioria é brazuca (duh!).  Mas há algum crescimento de locais como Portugal, que é até compreensível, e... China!?  Isso eu não sei explicar.  Aliás a posição 5 deve ser algum bloco IP que foi alocado recentemente e não deve ter sua geo-localização ainda mapeada.  Eu acho que essa maioria de países estrangeiros acessando o site é por conta de alguns artigos em inglês, mas a maioria é mesmo pela minha assinatura de mail, que tem links pro site.

Navegadores

E novamente Chrome é o rei, com mais que o dobro do segundo colocado, o Firefox.  Interessante ter acessos de Safari no site, acima até de Internet Explorer.

Sistema operacional ou por que ainda usam windows por aqui?

Já desisti de ver essa estatística liderada por outro sistema operacional que não seja Windows.  Android já mostra metade do tráfego de Linux, mas ainda ambos juntos não chegam ao número de usuarios com Windows.  Gente, é 2016.  Criem vergonha na cara e parem de usar Windows.  Ao menos pra acessar meu site.

Os mais lidos

E durante o ano todo, o campeão foi #XGH!!!!  Artigos genéricos de opinião misturados com artigos técnicos, mas claramente uma preferência por textos não técnicos.  Escovação de bits está ficando fora de moda :(

Que venha 2016

E esse foi um pequeno resumo de meu 2015.  Como participei da organização de outras coisas como hackathons e palestras técnicas, acabei ficando sem muito tempo pra atualizar o site com informações.  Não é uma meta pra 2016 (aliás não fiz meta nenhuma, mas quando atingir, eu dobro a meta) mas espero poder escrever mais.  Vídeos no estilo VLOG?  Eu acho complicado manter a peridiocidade, por isso prefiro participar de hangouts.  Outras formas de mídia?  Acho que vou ficar mesmo com Twitter e Facebook, e talvez dar uma tentanda no Reddit.  Mas nada de muito sério.  E assim inicio meu 2016.

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates