image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Sabia que o logo do Debian podia ter sido uma formiga?

Eu tenho dito e repetido que as discussões passaram das lista de mail pras redes sociais.  Infelizmente as melhores discussões, aliás, os melhores grupos estão no FaceBook.  Acho que faz parte do amadurecimento das tecnologias em torno das redes sociais.  Nada mais de mail, nada mais de irc, o lance do momento é rede social.

Numa das discussões do grupo Debian Brasil surgiu uma questão sobre o logo do Debian: é o logo baseado no queixo do Buzzlightyear ou o queixo do Buzz que é baseado no logo?   Essa pergunta me fez garimpar o site do Debian e acabei encontrando umas informações bem interessantes, pra não dizer divertidas, sobre o logo.

Já faz mais de 10 anos que conhecemos o Debian com seu logo atual, uma espiral.  Mas quando o novo logo do projeto foi escolhido, pra trocar o anterior que era um pinguim estilizado, entre os concorrentes existiam símbolos como uma formiga. uma foca e até mesmo uma... galinha?

Na época, 1999, o Debian já contava com 509 desenvolvedores, mas apenas 184 votaram, dos quais 143 não contabilizados por problemas nas chaves PGP, 3 com conflito por votos duplicados, e somente 143 votos válidos.  Então temos o logo que existe hoje no Debian por 143 votos!

Entre os logos concorrentes, em ordem de votação:

1º Espiral: Debian espiral

2° DB: Debian DG

3º Logo anterior: Old logo

4° Espiral modificada: simplesmente uma modificação sobre o logo da Espiral, sem a garrafa (que se tornou na verdade o símbolo mesmo).

5° Galinha: Debian Chicken

6° Mais discussões sobre modificações na formiga ou na foca.

7° Formigas: Debian Ants

8º Foca: Debian Seal

O sistema de votação permite a escolha, mas também sugestões de melhorias, como pode ser visto nas colocações 4º e 6º respectivamente.  Mas o que achei mais engraçado é que no fim, o logo que todos conhecemos, acabou sendo decido por 143 pessoas somente.  Como diria Frank Underwood, da série House of Cards do NetFlix: democracy is so overrated (democracia é tão superestimada).

Hoje o Debian conta com 957 desenvolvedores (estatísticas de julho de 2013), praticamente o dobro da época em que foi feito a votação do logotipo novo.  Será que o resultado seria diferente?  Aliás, será que teríamos somente esses logos como opção?

Sobre o queixo do Buzz e o logo do Debian, possivelmente não tem relação.  O filme Toy Story foi lançado em 1995.  O logo, em 1999.

[1] Grupo Debian Brasil no FaceBook

[2] Grupo Software Livre Brasil no FaceBook

[3] Grupo SOS Linux no FaceBook

[4] Resultado das votações de logotipo do Debian

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates