image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10
Data de criação:
Data de publicado:
Acessos: 2499

Não é de hoje que os releases do Debian não saem nas datas esperadas.  O Debian evita ter uma data certa, como faz o Ubuntu, por focar na qualidade: enquanto não estiver com todos os bugs corrigidos, não há o lançamento da versão.

Mas em tempos de 140 caractéres, é difícil conter a ansiedade em esperar.  Muitos já estão migrando pra nova versão que virá, a Jessie, mesmo essa estando em estágio de "desenvolvimento" ainda.

Mas você pode ajudar a resolver os problemas.  Foi lançado um mail pra informar o estado atual do desenvolvimento.  São 55 bugs ainda abertos que precisam de correção.

Status of Jessie release

Se quiser contribuir, basta ajudar a resolver esses bugs, e enviar suas correções/comentários pro time (ou pessoa) responsável.

O lançamento da próxima versão do Debian pode estar em suas mãos.

Data de criação:
Data de publicado:
Acessos: 3068

Due my current job, I can't offer anymore Debian professional consultant services.  It could conflict to company interestes.  But I can offer it for free.

So if you are a non-profit organization, like schools, and would like to have a Debian server place in your environment, I can give you certain services and/or directions.

Services that I can help you are:

  • Security
    • Firewall configuration.
    • IPS/IDS.
    • System audity.
  • Servers
    • Web Apache.
    • Mail with sendmail or postfix.
    • PBX IP with Asterisk.
    • SAMBA server (windows domain authentication, etc).
  • Monitoring
    • Zabbix.
    • Nagios.
    • Munin.
  • CMS (Content Management Systems)
    • Wordpress.
    • Joomla
  • Networking
    • DHCP.
    • BGP/OSPF/RIP routing via quagga. 

Do you need them?  Or even an install fest?  Or someone to talk about Debian and Linux?  Then just drop me a mail.

Mail: helio-arroba-loureiro-ponto-eng-ponto-br
Twitter: @helioloureiro
Data de criação:
Data de publicado:
Acessos: 2199

Recentemente participei de um opencast do Ivan, Ubunterobr, sobre Debian.  

O objetivo era explicar um pouco sobre o Debian, sua história, suas versões e, principalmente, como experimentar.  E também um pouco sobre comunidade, que é a parte mais importante pra nós usuários comuns.

 

Maiores informações de Debian:

Data de criação:
Data de publicado:
Acessos: 2818

Eu tenho dito e repetido que as discussões passaram das lista de mail pras redes sociais.  Infelizmente as melhores discussões, aliás, os melhores grupos estão no FaceBook.  Acho que faz parte do amadurecimento das tecnologias em torno das redes sociais.  Nada mais de mail, nada mais de irc, o lance do momento é rede social.

Numa das discussões do grupo Debian Brasil surgiu uma questão sobre o logo do Debian: é o logo baseado no queixo do Buzzlightyear ou o queixo do Buzz que é baseado no logo?   Essa pergunta me fez garimpar o site do Debian e acabei encontrando umas informações bem interessantes, pra não dizer divertidas, sobre o logo.

Já faz mais de 10 anos que conhecemos o Debian com seu logo atual, uma espiral.  Mas quando o novo logo do projeto foi escolhido, pra trocar o anterior que era um pinguim estilizado, entre os concorrentes existiam símbolos como uma formiga. uma foca e até mesmo uma... galinha?

Na época, 1999, o Debian já contava com 509 desenvolvedores, mas apenas 184 votaram, dos quais 143 não contabilizados por problemas nas chaves PGP, 3 com conflito por votos duplicados, e somente 143 votos válidos.  Então temos o logo que existe hoje no Debian por 143 votos!

Entre os logos concorrentes, em ordem de votação:

1º Espiral: Debian espiral

2° DB: Debian DG

3º Logo anterior: Old logo

4° Espiral modificada: simplesmente uma modificação sobre o logo da Espiral, sem a garrafa (que se tornou na verdade o símbolo mesmo).

5° Galinha: Debian Chicken

6° Mais discussões sobre modificações na formiga ou na foca.

7° Formigas: Debian Ants

8º Foca: Debian Seal

O sistema de votação permite a escolha, mas também sugestões de melhorias, como pode ser visto nas colocações 4º e 6º respectivamente.  Mas o que achei mais engraçado é que no fim, o logo que todos conhecemos, acabou sendo decido por 143 pessoas somente.  Como diria Frank Underwood, da série House of Cards do NetFlix: democracy is so overrated (democracia é tão superestimada).

Hoje o Debian conta com 957 desenvolvedores (estatísticas de julho de 2013), praticamente o dobro da época em que foi feito a votação do logotipo novo.  Será que o resultado seria diferente?  Aliás, será que teríamos somente esses logos como opção?

Sobre o queixo do Buzz e o logo do Debian, possivelmente não tem relação.  O filme Toy Story foi lançado em 1995.  O logo, em 1999.

[1] Grupo Debian Brasil no FaceBook

[2] Grupo Software Livre Brasil no FaceBook

[3] Grupo SOS Linux no FaceBook

[4] Resultado das votações de logotipo do Debian

Data de criação:
Data de publicado:
Acessos: 2279

Não fiz muita propaganda por aqui (e devia ter feito), mas participei do FISL 14, em Porto Alegre, RS, com uma oficina de criação de pacotes DEB. Tentei criar uma sinergia de Debian com Ubuntu, sem focar em nenhum dos dois, e mostrando com pacotes pode ser criados para ambos.

Aqui está a apresentação, em prezi, que usei durante o evento.

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates