Written by: Helio Loureiro
Category: Blog
Hits: 9787

Depois de quase um ano parado, resolvi colocar meu PC desktop pra funcionar.  Pelo gráfico do MRTG é possível ver como ele foi pouco utilizado nos últimos tempos (em geral uso meu laptop atualmente).

Mas como tenho um disco de 2 TB nele e com o fim do serviço de cloud storage Copy, que eu usava, resolvi reativar pra usar com OwnCloud.  Como já ia ligar mesmo, até pensei em usar no quarto como dispositivo de TV pra assistir Netflix e, quem sabe, até jogar Steam, já tinha uma placa Nvidia justamente pra isso (que comprei pra jogar com o pessoal e fiz isso umas... 3 vezes talvez).

O primeiro problema foi... que nem ligava.  Tenho uma placa PCI-E da Nvidia e a placa onboard, Intel.  Nenhuma delas dava sinal de vida.  Então iniciei o procedimento de debug do hardware, pra tentar fazer o desktop voltar à vida.  Removi o cabo de energia de todos os periféricos que tenho: HDs, unidade de DVD, etc.  Removi também a placa Nvidia.  E sem sucesso.   Sem nenhum sinal de vida (e vídeo).

Algumas placas mães têm um par de pinos para reset.  Talvez a minha tenha, mas se ficou 1 ano parado, com certeza que não tenho nem manual.  Então usei o método mais fácil de reset da configuração da BIOS: removi a bateria e deixei uns 30 segundos fora.  Com isso consegui que o computador ligasse e enviasse o sinal de vídeo pela placa onboard.

Uma vez com sinal de vídeo, foi a vez de reconectar os periféricos.  Coloquei energia nos HDs (tenho 2) e na unidade de DVD.  Como estava com o desktop no quarto, usei uma placa wifi pra ter acesso à Internet.  Tudo ok e boot funcionando.

O próximo passo?  Reconectar a placa Nvidia e fazer o sinal de vídeo funcionar por ela.  Fiz isso e... nada.  Usando um cabo HDMI no lado do PC, testei o monitor e a conexão com o cabo usand um Playstation 3.  Funcionou perfeitamente.  O que seria então da placa Nvidia?  Lembrei que existia um parâmetro na BIOS que perguntava qual placa usar como padrão.  Fiz a configuração e apontei pra placa na PCI-E.  E nada...

Seria minha placa Nvidia a outra opção, que era PCI?  Com certeza não, mas testei.  E nada.  Então removi a placa e dei uma boa limpada, aspirando todo o pó que estava por lá.  Aproveitei e limpei o PC inteiro por dentro.  Foi tanto pó que dava pra fazer tranquilamente uma duna depois.  Mas voltando ao PC... nada.  Nem sinal de vídeo pela Nvidia.  Ao conectar pela placa Onboard, tudo funcionando.

Pelo Linux eu podia ver que o sistema X tentava ativar pela placa, que era reconhecida pelo lspci, mas simplesmente ela não respondia.  Foi então que comecei a achar que a placa tinha queimado.

Mas placa de vídeo queimar ou estragar por falta de uso???  Eu descartei a parte do "queimar".  O que poderia ser?

Outra opção poderia ser... energia!  Sim, podia ser minha fonte de alimentação que não conseguia fornecer a energia necessária pra placa.  Mas como medir isso?  Tenho até um multímetro, mas eu teria de medir a tensão de alimentação do barramento PCI-E.  Fora que uma esbarrada em algum ponto energizado e... PUFF! Lá se vai o PC inteiro.

Resolvi arriscar na solução mais barata e comprar um fonte nova.  Afinal a minha era de 350W de potência, e uma nova, de 500W, não faria mal algum.  Passado alguns dias, uma vez que a compra foi via Internet, a fonte chegou e voltei à obra.

Trocada a fonte, reconectados os cabos, e...

Sim, já liguei na TV e saiu funcionando.  Era realmente a fonte de alimentação.  Melhor, gastei muito menos que comprar outra placa de vídeo (e que não iria funcionar).

Qual o motivo da fonte de alimentação ter falhado?  Em geral as fontes passam por processos de qualidades mais baixos que os outros componentes de PC.  Como usa componentes que lidam com potência mais alta que o resto do PC, usa alguns capacitores à óleo.  Se você algum dia ligou a fonte do PC de 110 V em 220 V, já viu esse óleo espirrando e fazendo fumaça.  Eu acho que com o tempo parado, alguns desses componentes ressecaram, perdendo eficiência.  Mesmo o ventilador da fonte já fazia muito barulho.

Se eu tivesse medido as saídas da fonte no conector eu descobriria isso?  Eu acho que não.  O PC ligava e funcionava, o que significa que ele enviava a voltagem esperada.  O que acontecia era que a corrente era baixa e não suficiente pra alimentar a placa Nvidia, que deve consumir bastante.  Esse tipo de falha não é tão fácil de pegar com multímetro.

Enfim meu PC está de volta e, como esperado, não fiz absolutamente nada nele.  Tem o OwnCloud, mas já recebi uma mensagem de erro de que ele não é seguro o suficiente pra estar nos repositórios :(  

Steam?  Sincronizei.  Quem sabe algum dia eu jogue.  O que preciso agora é de um teclado wireless.