Written by: Helio Loureiro
Category: Blog
Hits: 6782

FISLFazia anos que não participava de um FISL, Fórum Internacional de Software Livre.  Acho que uns 9 ou 10 anos.  Esse ano consegui me programar melhor e participar do evento, ficando junto com o pessoal da caravana do Espírito Santo.

Diferente dos FISLs do passado, o desse ano foi totalmente dominado pelo Ubuntu.  De laptops nos estandes a desktops pra apresentação.  Há quem possa reclamar da "ubuntização" do evento, mas sob meu ponto de vista, isso é ótimo.  O último FISL que fui, por volta de uma década atrás, era dominada pelo Windows.  Faziamos movimentos de "libertação dos desktops" e "install fests" para migrar tais computadores, com Debian.  Era uma batalha.  Vejo hoje que realmente vencemos e isso é lindo de se ver.  Mas uma coisa realmente mudou em relação ao uso dos computadores: a maioria era usado somente para acessar o FaceBook.  Isso foi colocado em algumas palestras, que pra maioria das pessoas a Internet estava se tornando o FaceBook.  Esse foi o lado triste do evento.

Outra mudança sensível foi em relação à qualidade das palestras.  No passado, o FISL era entupido de políticos mostrando cases de "adoção de software livre na administração pública", que nada mais eram que uma mostra ruim de como foram adotados aplicativos de office através do OpenOffice.  Beiravam ao ridículo.  Felizmente não vi nada disso esse ano, talvez pela oferta abundante de palestras de alto nível.

E como sempre o contato com o pessoal que só conhecemos remotamente.  Foi muito divertido e enriquecedor dividir um quarto de hostel, o hostel Casa Azul,  com o pessoal do Espírito Santo, assim como re-encontrar velhos amigos no evento (e notar que não sou o único ficando velho).  Isso fez valer toda a viagem e o cansaço de 4 dias ininterruptos de palestras, além de ajudar a ficar acordado durante todo esse tempo.

Essas são as fotos que fiz durante o evento, publicada num velho companheiro de fotos e eventos, o Flickr.  Mas também publiquei no FaceBook :-p 

FISL13

 UPDATE: 2021-12-23 atualizado pra usar o formato exportado do Flickr em javascript ao invés do formato em flash.