image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

j4age, a evolução do joomlastats

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.

Sun Tzu

Não que eu considere todos que visitam os links aqui como inimigos, muito pelo contrário, mas é sempre importante ter uma visão do tipo de público que acessa o conteúdo para eu ter certeza que não estou fazendo minha propaganda em local errado e, assim, até melhorar a audiência.

Quando rodava com o Joomla 1.5, eu tinha o JoomlaStats para fazer análise dos visitantes, páginas mais acessadas, etc.  Com a migração pra versão 2.5, o JoomlaStats simplesmente deixou de funcionar - principalmente pelo abandono do projeto - e fiquei sem esse tipo de informação.

Aproveitei esse início de 2013 para buscar alternativas para isso, uma vez que passei praticamente o ano inteiro de 2012 sem saber nada sobre o tráfego no site.  Tentei várias alternativas até chegar no j4age.  Fiquei simplesmente maravilhado em ver que tudo o que o JoomlaStats fornecia agora existe no j4age.

Estatísticas com j4ag

Agora, novamente, posso verificar quais sistemas operacionais acessaram o site.  Apesar da pouca coleta de dados, Windows ainda predomina.  O interessante é ver o Ubuntu separado de Linux.

E também os navegadores mais utilizados.  Já de início aparece o chrome bem à frente do restante.

E gráficos de tráfego.  Existem também um detalhamento por visitante, onde novos robôs de busca e indexação podem ser marcados como tal e, assim, não ser contabilizados.

Além dessas funcionalidades que já existiam no JoomlaStats, existe agora uma amostra de visitas e indexadores em gráfico de pizza.  Ainda não entendi muito bem qual a vantagem disso, mas achei bonitinho.

Uma vantagem do j4age em relação ao joomlastats é o fato de que o template de página não precisa ser alterado pra funcionar.  Basta instalar um módulo de mesmo nome, j4age-module, e ativar.

Se você conhece o seu público e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem acessos ao seu site. Se você se conhece mas não conhece o seu público, para cada acesso ganho sofrerá também um rebaixamento de link no Google. Se você não conhece nem o seu público nem a si mesmo, perderá todas as indexações no Google.

 

Adicionando Google AdSense no Joomla

Desde a mudança pra Joomla 2.5 que meu site estava limpo Din-dinde propaganda do Google AdSense.  Apesar da interface mais limpa, isso afeta a parte de rentabilidade do site que, diga-se de passagem, não é lá essas coisas.  Mas se um dia eu puder viver de blog como o vídeo do "vida de blogueiro", não vou achar ruim.  Então é necessário ao menos tentar.

 

Então eu estava procurando por algum plugin ou módulo do Joomla para conseguir inserir essa propaganda quando encontrei o artigo:

Adicionar o AdSense ao seu Joomla! 2.5 do Site

Simplesmente fantástico!  Ensina com um passo-a-passo como criar um módulo no Joomla 2.5 para adicionar o AdSense.  É fácil, é rápido, e sem ficar dependendo de módulos ou plugins de terceiros.

 

Arrumando a casa

Aos poucos estou arrumando o site.  Muitos dos plugins antigos pararam de funcionar, como as tags "{mosimage}" e "{denvideo}", sem muito jeito de arrumar em curto prazo.  São os efeitos colaterais do upgrade que infelizmente não dava pra adiar mais.

Perdi a parte de estatísticas uma vez que o Joomlastats só suporta a antiga versão 1.5.  Mais um que entra em "perdas e danos".  Ainda não achei um substituto a altura, mas vou continuar procurando...

Migrado para Joomla 2.5.4

Depois de empurrar esse upgrade por um longo tempo (acho que mais de 6 meses), finalmente tomei coragem e aproveitei o feriado de corpus christi chuvoso que São Pedro, esse fanfarrão, preparou para todos nós e mandei ver.

Como não tenho acesso shell ao provedor de hospedagem, mas somente interface web via plesk, tive de fazer um dump do BD e cópia do conteúdo para o desktop que tenho. Feito o upgrade lá, copiar tudo novamente de volta pro site. Trabalho dobrado e cuidado pra não apagar o que não devia. Mas deu certo (até agora parece tudo ok).

Infelizmente nem tudo é alegria. Preciso ainda ver se todos os artigos mais antigos estão corretos e se a indexação do site continua funcionando como anteriormente, principalmente pras buscas do google. Fora que formatação foi perdida, estatísticas, plugins, etc. Dá uma limpada no ambiente, mas preciso refazer o caminho das pedras do site.

Então, mãos à obra!

Liberado Joomla 1.5.25

 Recentemente foi liberado o Joomla 1.5.25 em http://www.joomla.org com várias correções sérias de exploração de falha por XSS.  

A série 1.5.x refere-se à versão estável.  Para as versões de desenvolvimento, atualização para 1.7.3 corrige essa falha.

Se você é usuário de Joomla, não perca tempo e atualize logo seu CMS.

Joomla 1.7.3 completo

Patch do Joomla 1.7.3 a partir do 1.7.2

Joomla 1.5.25 completo

Patch do Joomla 1.5.24 a partir do 1.5.25



Joomla atualizado

Site atualizado para última versão estável, 1.5.23.  


Estava pensando em migrar para 1.7, mas acabei descobrindo pelo FAQ que a versão 1.5.x é uma LTS, Long Term Supported, ou suporte de long prazo.

Então vou continuar na geração 1.5.x por enquanto.

Adicionado AdSense

Meio tosco, meio fora de lugar, mas adicionei os links do AdSense ao site.

Não espero uma enormidade de retorno, mas... acho que não fará mal algum também.

Gostaria de adicionar ao topo da página, mas tenho encontrado muitas dificuldades de layout com esse tema no Joomla.  Talvez isso mostre que já é hora de trocar o mesmo.

Visualização melhor no site

Aproveitando as resoluções de ano novo, alterei o template de CSS da página principal do site.  Editei o "templates/ja_purity/css/template.css" e fiz a seguinte alteração:


table.contentpaneopen {
	border: none;
	border-collapse: collapse;
	border-spacing: 0;
        color: #FFFFFF;
}

Isso melhorou as fontes que aparecem na parte de cima, logo abaixo do logo do site, com informações em branco (cor #FFFFFF).

2011 está aí, férias também, então nada mais justo que acertar essas pequenas pendências de 2010.

= Um pequeno adendo =

Depois de publicar, vi que o links continuavam escuros.  Fiz mais um pequeno adendo ao mesmo arquivo:

table.contentpaneopen a {
    color: #FFFFFF;
}


Adicionado twitter

Adicionei mais uma feature no Joomla, para atualizar automaticamente os posts daqui no twitter.

Twitter Post

Espero conseguir fazer mais rápido o sincronismo da página com o Twitter, já que esse tem *roubado* boa parte do meu tempo e meus posts.

Tenho muitas idéias sobre o que escrever, mas acabo perdendo muito tempo com Twitter.  Então, se não pode com ele, tweet-se à ele.

Ferramenta interessante de migração para Joomla

Uma rápida pesquisada e já achei uma ferramenta muito interessante de migração. Foi enviado para um fórum de Joomla e várias pessoas deram um feedback legal:

 

FREE Mambo to Joomla Automatic Web-based MIGRATION, UPDATE, UPGRADE Script

Vamos testar...

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates