image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Microsoft lidera mercado de webservers

Como descrito e previsto anteriormente em "o último dos apaches", o servidor web IIS da Microsoft tornou-se o líder de mercado, de acordo com medições da Netcraft.

Netcraft's July 2014 Web Server Survey

Com isso chegamos ao fim de uma era de dominação do software livre.  Claro que se somarmos as quantidades de servidores Apache e Nginx, teremos uma quantidade maior de servidores de software livre.  Mas então teríamos de somar o IIS com os outros servidores proprietários, como Sun e NCSA.

Em números, a virada se deve à queda do uso do Apache, além do crescimento do IIS.

Em termos de sites realmente ativos, o Apache ainda continua líder, o que mostra uma certa "inflada" nesse número de servidores IIS.

Ainda de acordo com a Netcraft, essa inflada do IIS nos últimos tempos se deve aos sites chineses, principalmente os de compras, que apesar de serem chineses, estão hospedados em servidores americanos.  Imagino que seja por conta dos serviços de cloud disponíveis por lá.

Fui verificar se meu querido site DealExtreme está entre os chineses que adotaram Microsoft, mas pude ver pelo Netcraft que ele está firme e forte com Linux.

DealExtreme web server survey

Então posso continuar com minhas compras e com consciência tranquila.

Já outro dado que vi na Internet, e que aliás me faz lembrar de olhar o Netcraft, mostra que o uso de cloud Microsoft aumentou muito no último ano.  Então esse efeito "inflado" de aumento de servidores, mas não ativos, deve ser com certeza o Azure.  

Seria isso um reflexo da melhor qualidade do IIS?  Acho que não.  Apache sempre liderou com folga esse espaço.  Seria então por ser gratuito?  Nesse quesito, o Amazon AWS também é por 1 ano.  Então não acho que seja um espaço de "servidores de experimentação", de quem está aprendendo, mas de coisa profissional, de site de e-commerce mesmo, como é dito pela Netcraft.  Mas qual o motivo de escolherem IIS?  Eu acho que é falta de conhecimento aliada com forte propaganda da Microsoft - e cursos - de Azure e .Net.  Muitas pessoas saem das universidades sabendo isso, e nem mesmo olham pra outra coisa.  Azure e .Net de hoje é o VB e Delphi de 15 anos atrás.  A diferença é que estão entrando numa área que era dominada pela qualidade do software livre, mas que agora será tomada pela quantidade de uso.  Assim foi com o navegador Internet Explorer 6.  Riscos?  Teremos novamente padrões web ditados pela Microsoft.

2014 será marcado como o ano de grandes perdas.  Falecimentos de grandes personagens da história, como o autores Ariano Suassuna e João Ubaldo, e morte da presença do software livre na web.  E da web livre.

Estamos em risco.

2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates