image1 image2 image3 image4 image5 image6 image7 image8 image9 image10

Trocar Mambo por Joomla?

Novamente a idéia de trocar o Mambo por Joomla invade meus pensamentos. Não que o Mambo não seja um bom CMS e eu esteja "cuspindo no prato em que comi", mas o ritmo de atualizações e features tem sido muito maior no Joomla.

Inclusive a integração com Twiiter, fazendo o post em ambos ao mesmo tempo, é melhor suportado no Joomla. Olhei as estruturas de módulos no Joomla e no Mambo e achei que no Joomla é melhor, mais organizada.

Agora falta testar a migração. Não adianta achar que o Joomla é muito melhor, mas não conseguir ter o site do mesmo jeito, com as mesmas funcionalidades. Inclusive com os módulos extras instalados como o contador de acessos, entre outros.

Mas com certeza vale a tentativa, pois mesmo meus posts aqui diminuiram muito. Isso porque o Twitter tem sugado meus posts, não por culpa dele mas mais pelo motivo de estar utilizando um client legal, Chokoq, que permite postar facilmente a partir do desktop, coisa que realmente falta para o Mambo, que nem XML-RPC suporta.

Mambot para adicionar redes sociais

Depois de muito esforço e várias escorregadas (colocando tudo fora do ar por aqui), consegui fazer uma integração entre o Mambo CMS e o módulo do Add This!, permitindo referenciar todas as entradas postadas aqui tanto no Twitter quanto no Facebook, Linkedin, etc.

Fiz baseado no programa AddThis Plugin for Joomla , totalmente GPL, e estarei publicando da mesma forma, assim como registrando no site do Mambo-Code (acho que era o antigo Mambo Forge), mas por enquanto vou ainda guardar na gaveta pois o código ainda está muito sujo e algumas partes não estão tão boas quanto deveriam, fazendo o botão do AddThis! aparecer em áreas indevidas.

Entre os bugs a corrigir estão os da página principal: qualquer das referências clicadas, não aponta pro post em sim, mas por site inteiro. É necessário clicar no título do post para somente assim enviar para uma das redes sociais.

Não é algo que mate, é chato, mas já é um começo...

Recovered...

Depois de um período fora do ar, consegui arranjar um tempo para recuperar o site.

Fiz várias coisas que gostaria de ter descrito, mas... o importante é estar de volta (ainda que com alguns erros).

Back online!

Adicionando localização geográfica dos visitantes

Agora vou poder verificar quem visitou minha página a partir de seu local de origem. Não acredito que seja muito preciso, uma vez que deve ser baseado na região de origem do range de IP, que não tem necessariamente relação com localização, mas ao menos é divertido e dá pra fazer a gente refletir sobre a possível origem dos visitantes.

Ainda falta editar o rodapé do mamboserver para incluar o tag abaixo:

Locations of visitors to this page

Mambo Resources

Com o crescimento do projeto Mambo, que criou um braço GPL chamado Joomla, está cada vez mais difícil encontrar módules e outros *add-ons*.

Após uma longa busca, consegui achar um link interessante sobre isso, onde tudo está resumido para busca:

http://forum.mamboserver.com/showthread.php?t=48122

Blog mode

Finalmente corrigi o modo de exibição e habilitei o "jeito" BLOG de ser. Parte das dificuldades de migração da versão 4.5 para 4.5.2.



Novo site


Finalmente atualizado o site.  Agora administrado via
mamboserver, o que torna a manutenção muito mais fácil e com aparência de blog.  Falta ainda incluir os ítens antigos, mas isso é questão de tempo.


2017  helio.loureiro.eng.br   globbersthemes joomla templates