Uma vez que mudei para OpenSuse, todo os projetos e uso de FreeBSD pararam completamente.

Eu tinha conseguido a autorização do dono do projeto finstall, uma interface gráfica de instalação para o FreeBSD baseado em Python e Glade, para participar, sendo incluido como commiter, mas nunca atualizei nada. Vergonha pura.

VirtualboxTentando retomar os trabalhos, instalei o FreeBSD 8.0 num ambiente VirtualBox. Um dos primeiros problemas que notei de cara foi o Xorg. O ambiente inicia com 800x600 e não há meios de mudar isso (o ambiente hospedeiro tem tela de 1280x800). Problema que não encontrei no Windão dentro do VirtualBox.

Googleando por aí, encontrei a sugestão para alterar meu xorg.conf com os parâmetros:

Section "Monitor" 
   #Add the following two lines: 
   HorizSync 31-80 
   VertRefresh 30-100 

e

   #add your mode: 
   SubSection "Display" 
      Viewport 0 0 
      Depth 16 
      Modes "1280x800" 
   EndSubSection 

ambos não funcionaram.

Buscando mais um pouco no Google, segui uma lista do próprio VirtualBox, sobre o mesmo problema. A dica matadora foi utilizar:

 VBoxManage setextradata your_machines_name CustomVideoMode1xx

No meu caso:

 VBoxManage setextradata FreeBSD CustomVideoMode1 1280x800x16 

Existem algumas dicas no FreeBSD Wiki, como o uso do driver "vboxvideo", mas para mim nada deu certo (só funcionou com o driver "vesa").

Outra coisa que levei um certo tempo pra me ligar e arrumar foi em relação ao teclado e mouse. Não havia meio de funcionar. Somente depois de umas 2 horas batendo cabeça lembrei que precisava da instalação do hald e dbus. Instalando o hald, o restante vem automagicamente como dependência.

Agora estou feliz com meu FreeBSD funcionando no VirtualBox, falando com a Internet e o Linux através de uma interface bridged. Espero conseguir fazer alguma coisa logo pro finstall.

Joomla templates by a4joomla