Os artigos mais lidos

Quarta, Janeiro 30, 2013 Helio Loureiro Blog 18908
XGH é uma das coisas mais genias que surgiu nos últimos tempos, descrevendo a estupidez que se aplica em métodos ágeis, mas que reflete bem o ambiente corporativo. Infelizmente o site foi abandonado...
Sábado, Maio 03, 2008 Helio Loureiro FreeBSD 16008
This article is kindly linked by: http://tuxmobil.org/hp_compaq.html http://tuxmobil.org/mobile_bsd.html Barely finished my last article about FreeBSD (PRERELEASE at that time) on Compaq laptops,...
Quarta, Junho 11, 2014 Helio Loureiro Blog 15830
Nem só de discussões de licença, flamewares, releases de kernel e ativistas sapatênis vive o mundo do software livre. Às vezes é envolto de mistério também. Um dos enigmas recentes foi o sumiço da...
Sexta, Maio 20, 2005 Helio Loureiro Python 15531
Esse é o script usado para autenticar automaticamente no Speedy da Telefonica (região de São Paulo). Evita que usuários residenciais, como eu, precisem estar em frente à máquina, permitindo que a...

 

Uma vez que mudei para OpenSuse, todo os projetos e uso de FreeBSD pararam completamente.

Eu tinha conseguido a autorização do dono do projeto finstall, uma interface gráfica de instalação para o FreeBSD baseado em Python e Glade, para participar, sendo incluido como commiter, mas nunca atualizei nada. Vergonha pura.

VirtualboxTentando retomar os trabalhos, instalei o FreeBSD 8.0 num ambiente VirtualBox. Um dos primeiros problemas que notei de cara foi o Xorg. O ambiente inicia com 800x600 e não há meios de mudar isso (o ambiente hospedeiro tem tela de 1280x800). Problema que não encontrei no Windão dentro do VirtualBox.

Googleando por aí, encontrei a sugestão para alterar meu xorg.conf com os parâmetros:

Section "Monitor" 
   #Add the following two lines: 
   HorizSync 31-80 
   VertRefresh 30-100 

e

   #add your mode: 
   SubSection "Display" 
      Viewport 0 0 
      Depth 16 
      Modes "1280x800" 
   EndSubSection 

ambos não funcionaram.

Buscando mais um pouco no Google, segui uma lista do próprio VirtualBox, sobre o mesmo problema. A dica matadora foi utilizar:

 VBoxManage setextradata your_machines_name CustomVideoMode1xx

No meu caso:

 VBoxManage setextradata FreeBSD CustomVideoMode1 1280x800x16 

Existem algumas dicas no FreeBSD Wiki, como o uso do driver "vboxvideo", mas para mim nada deu certo (só funcionou com o driver "vesa").

Outra coisa que levei um certo tempo pra me ligar e arrumar foi em relação ao teclado e mouse. Não havia meio de funcionar. Somente depois de umas 2 horas batendo cabeça lembrei que precisava da instalação do hald e dbus. Instalando o hald, o restante vem automagicamente como dependência.

Agora estou feliz com meu FreeBSD funcionando no VirtualBox, falando com a Internet e o Linux através de uma interface bridged. Espero conseguir fazer alguma coisa logo pro finstall.